ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE NO DISTRITO FEDERAL -BRASIL

Autores/as

  • Katerine Gonçalves Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jane Lynn Garrison Dytz Universidade de Brasília

Palabras clave:

Recursos humanos em saúde, Educação Permanente em Saúde, Políticas de Saúde

Resumen

O estudo teve como objetivo conhecer a organização e gestão do programa de educação na saúde na rede pública de saúde do Distrito Federal, com vistas a identificar os avanços e limites na apropriação das diretrizes da política de educação permanente em saúde. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 24 sujeitos responsáveis pela gestão e execução da política, utilizando-se o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Os resultados apontam que foi implementada a estrutura prevista em lei, porém predomina uma gestão centralizada com pouca participação social na construção e execução dos projetos. Há uma predominância de enfermeiros no comando dos núcleos de educação na saúde, infraestrutura inadequada, profissionais desmotivados e pouco participativos. Prevalece a concepção de educação continuada em relação às atividades educativas realizadas.  Os limites para o desenvolvimento da política são ainda a falta de autonomia financeira e de priorização do programa nos serviços de saúde. Constata-se que o trabalho de educação na saúde, apesar das dificuldades, vem sendo desenvolvido rotineiramente nos serviços de saúde, no entanto, há poucas ações baseadas nos pressupostos da educação permanente em saúde.

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Biografía del autor/a

Katerine Gonçalves Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (HESFA/UFRJ)

Jane Lynn Garrison Dytz, Universidade de Brasília

Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem

Publicado

2014-10-31

Cómo citar

1.
Moraes KG, Dytz JLG. ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NA SAÚDE NO DISTRITO FEDERAL -BRASIL. Rev. G&S [Internet]. 31 de octubre de 2014 [citado 14 de junio de 2024];5(4):pag. 2498-2517. Disponible en: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1022

Número

Sección

Artigos Originais