Acesso e acolhimento à demanda espontânea na Atenção Primária do Distrito Federal (2014 e 2018)
DOI:
https://doi.org/10.26512/1679-09442025v16e54470Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Acesso aos Serviços de Saúde, AcolhimentoResumo
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) realizou investimentos importantes que requerem ser avaliados para verificar o alcance dos seus resultados. Objetiva-se analisar o acesso e o acolhimento à demanda espontânea no PMAQ-AB do Distrito Federal em 2014 e 2018, na perspectiva dos profissionais de saúde e dos usuários. Estudo descritivo e analítico, com dados oriundos da avaliação externa do PMAQ-AB, de 2014 e de 2018. A amostra foi composta por 67 equipes de saúde da família. Foi aplicado o teste Qui-quadrado de Pearson, considerou-se p valor<0,05. Para os profissionais de saúde houve melhoria no funcionamento do serviço no horário do almoço; nos agendamentos de atendimentos sem a necessidade de deslocamento do usuário e quando não precisa do atendimento no mesmo dia; e mais espaço na agenda para o usuário sanar dúvidas. Para os usuários houve piora nos agendamentos de atendimentos sem a necessidade de deslocamento e de consulta com hora marcada, e ainda dificuldade para conversar sobre os resultados dos exames. Conclui-se que existem barreiras organizacionais que precisam ser melhoradas, por meio da reorganização das formas de acesso e do acolhimento à demanda espontânea na APS.
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