Autocuidado em Diabetes Mellitus tipo 2: análise da amostra inicial de um ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.26512/1679-09442025v16e54632Palavras-chave:
Atenção Básica, Autocuidado, Diabetes Mellitus Tipo 2, Educação em SaúdeResumo
O Diabetes Mellitus (DM) representa uma epidemia global, impactando a saúde pública e a qualidade de vida. A abordagem educacional da DM mostra- se como alternativa para melhorar o manejo clínico. Tem-se como objetivo apresentar os dados iniciais do ensaio clínico randomizado The Diabetes Care (D-CARE) Study, referentes ao perfil sociodemográfico e aos resultados de instrumentos de avaliação de fatores psicológicos e atitudinais. Foi desenvolvido ensaio clínico randomizado (ECR), em paralelo, de fase III, com razão de alocação de 1:1, duração de 6 meses, com desfecho primário HbA1c (%) entre-grupos, ao final de 6 meses. Este trabalho trata de recorte transversal da amostra inicial do ECR descrito. Destaca-se notavelmente que 66,2%dos indivíduos apresentaram algum grau de depressão e 71,7% ansiedade. Avaliações usando o instrumento WHOQOL-Bref indicaram necessidade de melhora nos domínios físico e de satisfação com a saúde. Apesar de um conhecimento satisfatório sobre o DM, o questionário de atitudes revelou que 89,6% mantinham uma postura negativa em relação à doença. O questionário IPAQ apontou que 59,5% eram fisicamente ativos, enquanto 38,6% eram irregularmente ativos ou sedentários. Esses dados iniciais fornecem insights importantes para estratégias futuras de intervenção e educação em diabetes, destacando áreas críticas para melhoria, como saúde mental e atitudes.
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