Autocuidado em Diabetes Mellitus tipo 2: análise da amostra inicial de um ensaio clínico randomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/1679-09442025v16e54632

Palavras-chave:

Atenção Básica, Autocuidado, Diabetes Mellitus Tipo 2, Educação em Saúde

Resumo

O Diabetes Mellitus (DM) representa uma epidemia global, impactando a saúde pública e a qualidade de vida. A abordagem educacional da DM mostra- se como alternativa para melhorar o manejo clínico. Tem-se como objetivo apresentar os dados iniciais do ensaio clínico randomizado The Diabetes Care (D-CARE) Study, referentes ao perfil sociodemográfico e aos resultados de instrumentos de avaliação de fatores psicológicos e atitudinais. Foi desenvolvido ensaio clínico randomizado (ECR), em paralelo, de fase III, com razão de alocação de 1:1, duração de 6 meses, com desfecho primário HbA1c (%) entre-grupos, ao final de 6 meses. Este trabalho trata de recorte transversal da amostra inicial do ECR descrito. Destaca-se notavelmente que 66,2%dos indivíduos apresentaram algum grau de depressão e 71,7% ansiedade. Avaliações usando o instrumento WHOQOL-Bref indicaram necessidade de melhora nos domínios físico e de satisfação com a saúde. Apesar de um conhecimento satisfatório sobre o DM, o questionário de atitudes revelou que 89,6% mantinham uma postura negativa em relação à doença. O questionário IPAQ apontou que 59,5% eram fisicamente ativos, enquanto 38,6% eram irregularmente ativos ou sedentários. Esses dados iniciais fornecem insights importantes para estratégias futuras de intervenção e educação em diabetes, destacando áreas críticas para melhoria, como saúde mental e atitudes.

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Biografia do Autor

Luciane Bisognin Ceretta, Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC

Graduação em Enfermagem (1991). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2011), local em que atua como docente. Graduação em Direito (em andamento) na UNESC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Educação na Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Gerência de Serviços de Saúde, Epidemiologia, Atenção as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Diabetes e Hipertensão Arterial) e Docência na Saúde. Coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). É articuladora do CIES (Comissão de Integração Ensino e Serviço da Região Carbonífera de SC). Na pesquisa, dedica-se aos estudos com Doenças Crônicas, especialmente Diabetes, Estudos Epidemiológicos e Processos de Gestão e de Educação Permanente em Saúde. É líder do Grupo de Pesquisa em gestão do cuidado, Vice-Líder do LADSSC - Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva integralidade e educação na saúde (GECIES), integrante do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, Laboratório de Psiquiatria Translacional e Coordena o Grupo de Pesquisa em Gestão Universitária da UNESC. Atualmente é Reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional da UNESC, Presidente da ACAFE, Conselheira Titular no Conselho Estadual de Educação de SC (CEE) e no Conselho Nacional de Educação (CNE) e 1 Vice-Presidente (Segmento Comunitário) no Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - CRUB.

 

Daniela Pizoni, Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC

Possui graduação em PSICOLOGIA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE (2020). Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família pela Residência Multiprofissional da UNESC. Psicóloga da Atenção Básica no município de Orleans-SC. Atualmente é mestranda em Saúde Coletiva pela Unesc. Professora do Curso de Psicologia da Unesc. Pesquisadora na área de saúde coletiva no estudo "The Diabetes Care Study" do PPGSCol da Unesc. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

Lisiane Tuon, Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC

Doutora em Medicina e Ciências da Saúde. Professora do Programa de Pós- graduação - Mestrado em Saúde Coletiva da UNESC. Coordenadora e Tutora da Residência Multiprofissional da UNESC. Coordenadora do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Saúde Coletiva da UNESC. Vice-Presidente da Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência- CODEMU de Santa Catarina e Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, onde atuou na coordenação e implantação da Rede de Urgência e Emergência, da Rede da Pessoa com Deficiência e das Centrais de Regulação por todo o Estado de Santa Catarina. Fez a implantação e coordenou do Centro Especializado em Recuperação CER/UNESC. Linhas de pesquisa: Gestão em Saúde; Epidemiologia; e Pessoa com Deficiência, com parceria junto a Federação das APAES do Estado de Santa Catarina. Possui dezenas de artigos publicados, livros e capítulos de livros e outros projetos acadêmicos em andamento. O projeto Análise de Situação de Saúde (ASIS) já foi realizado durante os anos de 2021 nos municípios de Criciúma e Forquilhinha, e no ano de 2022 novamente no município de criciúma, subsidiando a construção de notas técnicas sobre as estruturas das unidades e equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), assim como, da situação de saúde e da satisfação dos usuários com a rede.

Renan Antonio Ceretta, Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, (1988), especialização em Planejamento e Gerência de Serviços de saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL,(1995), especialização em Endodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, (2001), Especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do SUS pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina,(2008), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2008) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, (2016).

 

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Publicado

13-05-2025

Como Citar

1.
Ceretta LB, Pizoni D, Tuon L, Ceretta RA. Autocuidado em Diabetes Mellitus tipo 2: análise da amostra inicial de um ensaio clínico randomizado. Rev. G&S [Internet]. 13º de maio de 2025 [citado 9º de julho de 2025];16:e54632. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/54632

Edição

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