ENSINO DE FÍSICA PERSONALIZADO NA EJA: UMA ANÁLISE DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS “PROF. LUIZ OCTÁVIO PEREIRA”

Autores

  • Paulo Afonso Brandão Ferreira Departamento de Ciências Naturais (DCN), Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Alana Adinaele da Silva de Souza Departamento de Ciências Naturais (DCN), Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Marlon Fernandes Farias Departamento de Ciências Naturais (DCN), Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45944

Palavras-chave:

EJA. Ensino de Física. Ensino Personalizado.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o Ensino de Física Personalizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos “Prof. Luiz Octávio Pereira” (CEEJA – Belém) e as contribuições que esse tipo de metodologia traz para os alunos que o adotam, além de discutir como se dá o Ensino de Jovens e Adultos - EJA no Brasil, destacando as Leis que amparam esta modalidade de ensino. Para isso, foram levantados dados através de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário para 36 alunos do Centro, com a intenção de descobrir as suas opiniões acerca da contribuição do Ensino Personalizado na disciplina Física, ressaltando a diferença existente em relação a metodologia tradicional. Após análises, percebeu-se que da forma com que o Ensino Personalizado é realizado no local, é possível conseguir bons resultados, mas que mesmo assim ainda podem ser melhorados. Com essa metodologia os alunos têm um melhor rendimento, reconhecem a sua melhora na disciplina e compreendem melhor a sua importância e presença no cotidiano.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

BRANDÃO FERREIRA, Paulo Afonso; DA SILVA DE SOUZA, Alana Adinaele; FERNANDES FARIAS, Marlon. ENSINO DE FÍSICA PERSONALIZADO NA EJA: UMA ANÁLISE DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS “PROF. LUIZ OCTÁVIO PEREIRA”. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 154–163, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45944. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45944. Acesso em: 5 jun. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022