Dry port location optimization to foster sustainable regional development

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v11n2.2020.27073

Resumo

A saturação das zonas de influência portuária acentua impactos ambientais e conflitos socioespaciais, demandando alternativas logísticas. O porto seco possibilita a descentralização de atividades aduaneiras, de manuseio e armazenagem, mitigando parte dos problemas, além de estimular a economia na região onde é inserido. Dessa forma, a sua localização é crucial para a eficiência dos sistemas logísticos de importação e exportação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição espacial dos portos secos em Minas Gerais e identificar os melhores locais para uma nova instalação. A metodologia agregou dois métodos reconhecidos de definição locacional: a Análise Multicritério Espacial e o Problema de Localização-Alocação. O primeiro, em consonância com as práticas mais atuais no planejamento de transporte, integrou critérios sociais, ambientais e técnicos. O segundo, adotou o resultado da análise multicritério como demanda ponderada e aplicou uma meta heurística para solução do problema de otimização. Os resultados evidenciam a disparidade regional e a deficiência de infraestruturas logísticas no norte de Minas. Todos os cenários apontam a região de Montes Claros como candidata à instalação de um porto seco. A possibilidade de conciliar sociedade, ambiente e economia no planejamento de infraestrutura foi demonstrada.

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Biografia do Autor

Marlon Fernandes de Souza, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP, Brasil.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP, Brasil.

Paulo H. Góes Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Raphael B. Alves Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Carla de O. Leite Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Rodrigo A. de Albuquerque Nóbrega, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

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Publicado

2020-08-31 — Atualizado em 2021-07-01

Versões

Como Citar

de Souza, M. F., Pinto, P. H. G., Teixeira, R. B. A., Nascimento, C. de O. L., & Nóbrega, R. A. de A. (2021). Dry port location optimization to foster sustainable regional development. Sustainability in Debate, 11(2), 208–237. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v11n2.2020.27073 (Original work published 31º de agosto de 2020)