Estrutura intelectual dos estudos da competência informacional na perspectiva fenomenográfica: uma análise por meio da citação e cocitação

Autores

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique Escola Superior de Jornalismo, Departamento de Biblioteconomia, Maputo, Moçambique
  • Helen de Castro Silva Casarin Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10460

Palavras-chave:

Competência em informação., Citações., Cocitações., Fenomenografia., Redes.

Resumo

As análises de citação e cocitação são indicadores bibliométricos que fornecem dados objetivos para a compreensão da estrutura intelectual de um domínio do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar, a partir da análise de citações e cocitações, a estrutura intelectual dos estudos da competência informacional com enfoque na abordagem fenomenográfica ou relacional. Especificamente, mapeou-se os autores mais produtivos, autores mais citados, sua filiação institucional, países que mais produzem sobre a temática e criou-se, por meio do software Ucinet, a rede de cocitação indicando a frequência de cocitação entre os autores. A coleta de dados foi feita por meio de um levantamento na base de dados internacional ”“ SCOPUS, - utilizando a seguinte expressão de busca ("information literacy") AND ("phenomenographic" OR "relational*"). A pesquisa retornou apenas 18 trabalhos válidos, todos na língua inglesa, maioritariamente, produzidos por autores da Austrália, de onde provém o trabalho seminal sobre a abordagem fenomenográfica da competência informacional. Isto mostra que esta perspectiva teórico-metodológica ainda está em busca de sua penetração no campo da Ciência da Informação. Conclui-se que é necessário que sejam feitos estudos futuros, englobando outras bases de dados internacionais para se ter o contexto global sobre a estrutura intelectual deste objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Escola Superior de Jornalismo, Departamento de Biblioteconomia, Maputo, Moçambique

Doutorando em Ciência da Informação - UNESP

Professor Departamento de Biblioteconomia - Escola Superior de Jornalsimo Moçambique.

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP.

Referências

ANDRETTA, Susie. Ways of Experiencing Information Literacy: Making the case for a relational approach. Oxford: Chandos, 2012. 220 p.

BRUCE, Christine S. Information literacy research and practice: An experiential perspective. In KURBANO˘ GLU, S.; GRASSIAN, E.; MIZRACHI, D.; CATTS, R.; AKÇA, S.; SPIRANEC, S. (Ed.) Worldwide Commonalities and Challenges in Information Literacy Research and Practice. Istanbul: Springer Turkey, 2013. p. 11-30. Disponível em https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-03919-0_2 Acesso em: 25 Maio 2018.

BRUCE, Christine Susan. Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Anales de Documentación, n. 6, p. 289-294, 2003. Disponível em http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/3761/3661 Acesso em: 30 ago. 2017.

BUFREM, L., PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas da mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.34, n. 2, p. 9-25, 2005. Disponível em http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1086 Acesso em: 5 Nov. 2017.

GLÄNZEL, W. Bibliometrics as a research field: a course on theory and application of bibliometric indicators. Course Handouts, 2003. Disponível em http://yunus.hacettepe.edu.tr/~tonta/courses/spring2011/bby7a04/bibliometrics-as-a-research-field-Bib_Module_KUL.pdf Acesso em: 24 Maio 2018.

GUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLI, N. B. Provenance as a Domain Analysis Approach in Archival Knowledge Organization. Knowledge Organization, v. 42, n. 8, p. 562-569, 2015.

HJØRLAND, B. Domain analysis in information science: eleven approaches-traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, n. 4, p. 422-462, 2002. Disponível em https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/00220410210431136 Acesso em: 30 Set. 2017.

HJØRLAND, B.; ALBRECHTSEN, H. Toward a new horizon in Information Science: domain-analysis. Journal of the American Society for Information Science, v. 6, n. 6, p. 400-425, 1995. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/%28SICI%291097-4571%28199507%2946%3A6%3C400%3A%3AAID-ASI2%3E3.0.CO%3B2-Y Acesso em: 30 Set. 2017.

LIMBERG, Louise; SUNDIN, Olof, TALJA, SANNA. Three Theoretical Perspectives on Information Literacy. Human It, v. 11, n. 2, p. 93-130, 2012. Disponível http://lup.lub.lu.se/record/2798062 Acesso 23 Jun. 2017.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, l998. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19651998000200005&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 30 ago. 2017.

MARTON, Ference. Phenomenography ”” A Research Approach to Investigating Different Understandings of Reality. Journal of Thought, v. 21, n. 3, p. 28-49, Fall 1986. Disponível em https://www.jstor.org/stable/42589189 Acesso em: 30 Ago. 2017.

MIGUEL, S.; MOYA-ANEGON, F.; HERRERO-SOLANA, V. A new approach to institutional domain analysis: Multilevel research fronts structure. Scientometrics, v. 74, n. 3, p. 331-344, 2008. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-007-1586-2 Acesso em: 23 Nov. 2017.

OLIVEIRA, E.F.T.; GRÁCIO, M.C.C. Indicadores bibliométricos em Ciência da Informação: Análise dos pesquisadores mais produtivos no tema “estudos métricos” na base Scopus. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, p. 16-28, 2011. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362011000400003&script=sci_abstract Acesso em: 23 Abr. 2017.

OLIVEIRA, E.F.T.; GRÁCIO, M.C.C. Studies of Author Cocitation Analysis: A Bibliometric Approach for Domain Analysis. IRIS, v. 2, n. 1, p. 12-23, 2013. Disponível em http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000018186/e9c78c5c51142936f52d84875f00d4ca Acesso em: 23 jul. 2017.

SMALL, H. Co-citation in the scientific literature: a new measure of the relationship between two documents. Journal of the American Society for Information Science, v. 2, n.7, p. 28-31, 1974. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.4630240406 Acesso 23 jul. 2017.

SMALL, H. On the shoulders of Robert Merton: towards a normative theory of citation. Scientometrics, v. 60, n.1, p.71-79, 2004. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1023/B:SCIE.0000027310.68393.bc Acesso em: 23 jul. 2017.

SPINAK. E. Indicadores Cienciométricos. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 141-148, 1998. Disponível em http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/795/826 Acesso em: 30 abr. 2017.

SVENSSON, L. Theoretical Foundations of Phenomenography. Higher Education Research & Development, v. 16, n. 2, p. 159-171, 1997. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0729436970160204 Acesso em: 28 maio 2018.

YATES, Christine; PARTRIDGE, Helen; BRUCE, Christine. Exploring information experiences through phenomenography. Library and Information Research, v. 36, n. 112, p. 96-112, 2012. Disponível em http://www.lirgjournal.org.uk/lir/ojs/index.php/lir/article/view/496 Acesso em: 28 Maio 2018.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

Manhique, I. L. E., & Casarin, H. de C. S. (2018). Estrutura intelectual dos estudos da competência informacional na perspectiva fenomenográfica: uma análise por meio da citação e cocitação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(3), 751–768. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10460

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.