A aplicação do método de análise de conteúdo na ciência da informação: um estudo preliminar no contexto das teses e dissertações da UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.36060

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Ciência da Informação, Metodologia

Resumo

Apresenta um mapeamento sobre a aplicação do método da análise de conteúdo nas teses e dissertações da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo do estudo é verificar quais temáticas da Ciência da Informação aplicam o método da análise de conteúdo e como suas técnicas estão sendo aplicadas. A metodologia aplicada foi a análise de conteúdo, especificamente a técnica de análise categorial temática. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos estudos que aplicam o método de análise de conteúdo a utilizam como método complementar, geralmente durante a análise de dados de entrevistas ou documentos. Também apontam que a técnica da análise de conteúdo mais utilizada é a análise categorial temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipi Miranda Soares, Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, São Paulo, SP, Brasil

Doutorando em Engenharia Elétrica com ênfase em Engenharia de Computação pelo PPGEE-USP, mestre em Gestão e Organização do Conhecimento PPGGOC-UFMG, bacharel em Biblioteconomia pela ECI-UFMG, intercâmbio acadêmico no curso Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal, ISCAP (2016-2017). Possui ampla experiência como consultor em normalização técnica de textos científicos. Tem interesse em temas relacionados a dados abertos interligados (linked open data), web semântica, construção de vocabulários controlados para web semântica, criação de padrões de metadados, aplicação de metadados, gestão de dados científicos, inteligência artificial para agricultura, dados de agrobiodiversidade (com foco nas relações planta/polinizador e em traços agronômicos). É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Laboratório de Automação Agrícola (LAA), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, São Paulo, SP; Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (REBIPP); Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (BioComp), Escola Politécnica, USP; Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (ReCOL), Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG; Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX), Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG.

Raíssa Yuri Hamanaka, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Londrina, PR, Brasil

Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento PPGGOC-UFMG (2018-2019), bacharel em Biblioteconomia pela ECI-UFMG (2014-2017), técnica em Informática pela Escola Técnica Vital Brasil (2011-2013). Tem interesse em temas relacionados a organização do conhecimento e da informação, Sistemas de Organização do Conhecimento (SOCs), modelagem de processos, gestão de processos de negócio, metodologias de gestão de processos, gestão de dados, e-Science, curadoria digital, repositórios digitais e dados de pesquisa. 

Tereza Cristina Fernandes Pontes, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestre em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da UFMG (2018 - 2020). Possuo graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase Gestão da Informação (2001 - 2005). Minha pesquisa atual reúne informações sobre como melhorar a aquisição de conhecimento para tecnologias de Inteligência Artificial (IA), tenho o propósito de transformar meu know-how em prestação de serviços. Realizei atividade acadêmica em estágio docente na disciplina Organização e Tratamento da Informação para a graduação do curso de Sistemas de Informação da UFMG (2019), abordando toda a temática do ensino da Arquitetura da Informação, tais como, Indexação, Análise de Assunto, Classificação, Catalogação, Tabela de Temporalidade, BPMN, Organização do Conhecimento, Gestão da Informação. Produção de artigos científicos com aplicações práticas e manuais de instrumentos e ferramentas científicas. Profissionalmente, no campo da Ciência da Informação e Biblioteconomia, tenho 12 anos de experiência de atuação como Bibliotecária Chefe no setor Arquivo Editorial na empresa - Sempre Editora (Jornal O Tempo) - Grupo Sada (2005 - 2017), onde criei projetos e apliquei técnicas de Gestão e Organização do Conhecimento, codificação e padronização de documentos técnicos de aplicação organizacional, como tabela de temporalidade, requisitos informacionais, padrões, avaliação e seleção de tecnologias e ferramentas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Desenvolvi projetos destinados ao marketing cultural da empresa e aplicação de projetos no âmbito de Arquitetura da Informação para Sistemas de Recuperação de Informação (SRI)

Webert Júnio Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Bibliotecário no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos MHTX. Interesses nas temáticas: organização e uso da informação, representação da informação e do conhecimento, sistemas de organização do conhecimento, indexação automática, bibliotecas digitais, ontologias e avaliação de ontologias.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Atualmente, Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora do CNPq PQ-2, no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG), e integrante dos grupos de pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, do RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Portugal. Interesses na linha de Arquitetura e Organização do Conhecimento, com ênfase em questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (sistemas de classificação, taxonomias, tesauros e redes semânticas); serviços informacionais (bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos, arquivos); integração de dados e compatibilidade de linguagens; segurança de dados e informação.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

CAMPOS, C. J. G. Content analysis: a qualitative data analysis tool in health care. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.

CAVALCANTI, R. B.; CALIXTO, P.; PINHEIRO, M. M. K. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2014. Disponível em: http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/_repositorio/2015/12/pdf_ba8d5805e9_0000018457.pdf Acesso em: 10 set. 2018.

OLIVEIRA, D. C. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 569-576, out./dez. 2008.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Soares, F. M., Hamanaka, R. Y., Pontes, T. C. F., Araújo, W. J., & Maculan, B. C. M. dos S. (2022). A aplicação do método de análise de conteúdo na ciência da informação: um estudo preliminar no contexto das teses e dissertações da UFMG. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 327–350. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.36060

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.