Visualização de dados abertos no contexto da pós-graduação em Ciência da Informação: análise bibliométrica dos estudos defendidos

Autores

  • Francis Bento Marques Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8387-5272
  • Yuri Bento Marques Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3414-2325
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4303-9071
  • Renato Rocha Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1895-3905

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47580

Palavras-chave:

Visualização de dados abertos, Programa de Pós-graduação, Ciência da Informação, Plano de dados abertos, CAPES

Resumo

A visualização de dados abertos vem se tornando um indicativo de credibilidade por parte das instituições nos diversos segmentos sociais, incluindo as instituições de pesquisa. No âmbito dessa temática, este estudo objetiva apresentar o panorama da produção acadêmica na Pós-Graduação brasileira na área da Ciência da Informação. Definiram-se como recorte de análise os estudos defendidos nas teses e dissertações nos Programas de Pós-Graduação dessa área, a partir da análise das seguintes facetas: ano, modalidade do programa, grau acadêmico dos cursos, tipos de produção, programas e instituições ofertantes. Trata-se de um estudo aplicado e descritivo, de abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de um levantamento bibliométrico realizado no Catálogo de Teses e Dissertações, no âmbito do Plano de Dados Abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados revelaram um crescimento gradativo entre a produção geral, os programas e os cursos, prevalência das dissertações e uma distribuição heterogênea entre os programas e as instituições, localizadas nas diferentes regiões brasileiras. Conclui-se que as pesquisas defendidas nos Programas de Pós-Graduação estão visíveis no Plano de Dados Abertos, que a área da Ciência da Informação está em desenvolvimento e que os dados permitem análises transversais que podem beneficiar as políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Francis Bento Marques, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutorado em andamento em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Yuri Bento Marques, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutorado em andamento em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Universidade Federal de Minas Gerais.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Renato Rocha Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil

Professor doutor e pesquisador na Fundação Getúlio Vargas, tendo atuado (2010-2021) na Escola de Matemática Aplicada (FGV/EMAp); atualmente Professor e Pesquisador da Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) (2022-). É também professor colaborador da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010-) e da Universidade de Viena (2021-). Atua nas áreas de Matemática Aplicada, Ciência da Informação e Ciência de Dados, tendo como temas de pesquisa: Representação do Conhecimento, Processamento de Linguagem Natural, Machine Learning, Sistemas de Recuperação de Informações, Indexação Automática, Ontologias, Semântica e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2023-03-27

Como Citar

Marques, F. B., Marques, Y. B., Maculan, B. C. M. dos S., & Souza, R. R. (2023). Visualização de dados abertos no contexto da pós-graduação em Ciência da Informação: análise bibliométrica dos estudos defendidos. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(1), 185–205. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47580

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