Atributos de qualidade da informação

Autores

  • Osmar Carmo Arouck Ferreira Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Atributos de qualidade;, Avaliação da qualidade;, Gestão da informação;, Gestão da qualidade;, Qualidade da informação;, Requisito não funcional

Resumo

Pesquisa exploratória identifica e define, por meio da técnica de análise de conteúdo, os atributos de qualidade da informação presentes em um corpus formado por artigos de periódicos e atas de eventos científicos da área de Ciência da Informação em língua inglesa, relacionados à gestão de sistemas e serviços de informação, publicados entre 1974 e 2009. Para seleção dos artigos de periódicos, identifica o núcleo de periódicos que melhor representa a produção científica sobre qualidade da informação. Apresenta revisão da literatura sobre qualidade da informação, avaliação da qualidade de sistemas de informação e modelos de avaliação da qualidade de serviços de informação. Foram identificados 101 atributos de qualidade da informação, dos quais 40 com mais de uma ocorrência no corpus. A categorização dos atributos com mais de uma ocorrência, que foram sistematizados segundo suas semelhanças, foi proposta de acordo com os três níveis do problema da comunicação indicados por Shanon e Weaver. Foi elaborada uma lista com os 40 atributos de qualidade identificados nos documentos analisados, agrupados de acordo com as três categorias propostas: meio, conteúdo e uso. A categoria meio agrupou 16 atributos: acessibilidade, aparência, clareza, concisão, formato, legibilidade, localizabilidade, mensurabilidade, ordem, quantidade, segurança, simplicidade, singularidade, tempestividade, tempo de resposta e volume. Na categoria conteúdo foram agrupados 13 atributos: abrangência, atualidade, coerência, completude, confiabilidade, correção, credibilidade, imparcialidade, inequivocidade, logicidade, precisão, validade e veracidade. A categoria uso agrupou 11 atributos: compatibilidade, compreensibilidade, conveniência, importância, interpretabilidade, pertinência, relevância, significância, suficiência, utilidade e valor informativo. Além da proposta apresentada é possível investigar outras formas de agrupamentos para diferentes atributos de acordo com as relações e influências que as categorias propostas possam ter entre si. Conclui-se que a identificação de atributos de qualidade da informação permitirá a utilização destes atributos como variáveis em diversos momentos da gestão de sistemas, serviços e produtos de informação: no planejamento, no desenvolvimento, na manutenção, na reformulação e na avaliação. As variáveis estudadas mantêm entre si relações de significação e de mútua influência, havendo necessidade de pesquisarem-se essas relações e essa influência entre elas.

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Biografia do Autor

Osmar Carmo Arouck Ferreira, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Ciência da Informação (UnB, 2011), analista legislativo no Senado Federal. Graduado em Biblioteconomia (UFPA, 1985), possui especialização em Organização de Arquivos (USP, 1986), especialização em Automação de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia (PUC Campinas, 1992), estudos de pós-graduação na Université du Québec à Montréal (1995 1997). Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em avaliação de sistemas de informação e em linguagens documentárias. É membro do grupo de pesquisa em Marketing da Informação. Foi professor do departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (1991 2010), foi analista judiciário no Tribunal Superior Eleitoral (2007-2012).

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Como Citar

Ferreira, O. C. A. (2015). Atributos de qualidade da informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(2), 276–277. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2103

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

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