Estruturação estratégica do campo científico da Competência em Informação no Brasil: integrando redes e instituições

Autores

  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil
  • Regina Celia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Fabiene Castelo Branco Diógenes Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, BrasilInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil
  • Eny Marcelino Nunes Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil
  • Cecília Leite Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.21769

Palavras-chave:

competência em informação. parcerias público-privadas. redes de informação.

Resumo

Busca-se ressaltar os principais estudos e vivências envolvendo o campo científico que diz respeito ao cenário atual da Competência em Informação: evidência e importância dos estudos e pesquisas no campo da Ciência da Informação no Brasil e no mundo, o papel das parcerias nacionais e internacionais, suas tendências no desenvolvimento da ciência e ações conjuntas das redes de instituições, tais como: o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Universidade de Brasília e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, essa última por ser a entidade mais importante para os pesquisadores dessa área no Brasil conjugando esforços de integração com outras áreas do conhecimento. Para ilustrar a relevância e atualidade do tema são apresentadas as experiências vivenciadas com essas parcerias, uma vez que lidam com práticas e lições aprendidas com o acesso e uso da informação sob a ótica da Competência em Informação, evidenciando a construção de conhecimento e sua aplicação com intervenção na realidade social, destacando-se a forma interativa em que atuam em qualquer dimensão  do  ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990), com especialização em design gráfico (ESPM-RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da série Tempus e é editora da revista Tempus, actas e Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva e inclusão digital.

Regina Celia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP-Marília, integrante da Linha de Pesquisa " Gestão, Mediação e Uso da Informação" e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (UNESP-Bauru), integrante da Linha de Pesquisa " Gestão Midiática e Tecnológica ".Tem experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação, com ênfase em: Gestão da Qualidade em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação e midiática, bibliotecas universitárias, gestão da informação, sociedade do conhecimento.

Fabiene Castelo Branco Diógenes, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, BrasilInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Tecnologista de Informação do
Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Eny Marcelino Nunes, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Tecnologista de Informação do
Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Cecília Leite, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil.

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Publicado

2019-01-08

Como Citar

Simeão, E. L. M. S., Belluzzo, R. C. B., Diógenes, F. C. B., Nunes, E. M., & Leite, C. (2019). Estruturação estratégica do campo científico da Competência em Informação no Brasil: integrando redes e instituições. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(2), 440–453. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.21769