Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Michele Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2486

Palavras-chave:

Universidade Federal da Paraíba, Arquivologia, competências profissionais, formação de arquivistas, projeto político pedagógico, Universidade Federal da Paraiba

Resumo

Analisa o nível de desenvolvimento de competências pelos formandos do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, apresenta um embasamento teórico sobre competências na educação e formação do profissional arquivista e se desdobra por meio de um estudo de caso, sendo utilizado um questionário baseado nas competências definidas pelo Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquivologia (2008) contendo 23 competências em uma escala Likert onde se coletaram dados de duas turmas concluintes no período 2015. No tratamento dos dados, utilizou-se uma Análise de Agrupamentos, em que as competências são alocadas em grupos de três níveis e se faz uma relação entre as competências e as disciplinas ministradas no curso de Arquivologia da UFPB. Os resultados demonstram que, na opinião dos alunos, estes desenvolveram grande parte das competências em sua maioria e algumas competências obtiveram níveis baixos de obtenção.

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Biografia do Autor

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora do nível adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Biblioteconomia (1999) e mestrado em Ciência da Informação (2002), realizados na Universidade Federal da Paraíba e; doutorado em Ciência da Informação (2012), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), na linha de pesquisa Ética, Gestão e Políticas de Informação. Líder do grupo de pesquisa "Aprendizagem, Informação e Conhecimento" e pesquisadora na linha de pesquisa "Gestão da Informação e do Conhecimento". Vice coordenadora do GT4 do ENANCIB (2014-). Representante da Região Nordeste da ABECIN (2014-). Membro do corpo editorial da Revista ACB de Florianópolis e revisora das revistas Em Questão, Biblionline e Encontros Biblio. Atua nos seguintes eixos temáticos: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional, redes sociais, redes de colaboração e aprendizagem, marketing da informação.

Michele Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Silva, A. K. A. da, & Silva, M. (2021). Desenvolvimento de competências na graduação: um estudo de caso dos formandos em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(1), 86–109. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2486

Edição

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