Conhecimentos críticos para formação do bibliotecário

percepções do profissional no mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.42343

Palavras-chave:

Bibliotecário, Gestão do conhecimento, Mapeamento de conhecimento crítico

Resumo

Esta pesquisa analisa o emprego da gestão do conhecimento, por meio da metodologia do mapeamento de conhecimento crítico, na configuração curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia. Destaca que a gestão do conhecimento vem sendo abordada em diversos aspectos da administração de instituições de ensino superior, sobretudo em função delas serem essencialmente organizações de conhecimento. Justifica-se o artigo em função da escassa produção brasileira sobre estudos destinados à formação em nível de graduação, sobretudo para amparar o dimensionamento dos currículos. Apresenta um constructo metodológico composto de seis etapas destinadas a identificar quais os conhecimentos os egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas identificam como críticos para qualificar sua ação profissional. Os resultados demonstram que os egressos percebem a maioria dos conhecimentos no plano pedagógico como importantes para suas práticas de trabalho, porém, dentre esses, há os que têm maior consenso que são os considerados críticos. Conclui-se que é primordial mapear os conhecimentos críticos para visualizar as necessidades cognitivas exigidas no mercado de trabalho da Biblioteconomia.

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Biografia do Autor

Rebeca Josiane Alves de Holanda, Universidade Federal do Amazonas, Curso de Biblioteconomia, Manaus, AM, Brasil

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Foi estagiária na Biblioteca Tenório Telles do SESC (AM) atuando no setor de Referência em 2019. Atualmente é participante do projeto institucional de pesquisa intitulado "Bibliotecas das Escolas Estaduais de Manaus: adequação das suas infraestruturas de funcionamento aos parâmetros do CFB". Foi voluntária no projeto "Busão Cultural do Sinetram" e do projeto de extensão "Ciência na Escola: a pesquisa científica no ensino médio". Publicou o artigo "Perspectivas Empreendedoras dos discentes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas" na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação em 2019. Além disso, é vice- presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas - CABAM.

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas, Curso de Biblioteconomia, Manaus, AM, Brasil

Professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Estágio Pós Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Líder do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Docente orientadora do Programa de Pós-graduação Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Gestora da implantação do Núcleo de Informação Biotecnológica do CBA. Atuou como membro da Diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia (2006-2012). É membro da Comissão de Educação à Distância da ABECIN. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de unidades de informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, inteligência competitiva, biblioteconomia, gestão da informação e do conhecimento, planejamento estratégico e competências profissionais.

Mateus Rebouças Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Foi presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (2019-2020), representante discente no colegiado do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (2019-2020) e estagiário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (2018-2019). Atualmente, é Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em nível de doutorado e membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em estudos métricos da informação com foco na bibliometria e cientometria aplicado à Ciência da Informação, ecossistemas de conhecimento e competência em informação.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Holanda, R. J. A. de, Barbalho, C. R. S., & Nascimento, M. R. (2022). Conhecimentos críticos para formação do bibliotecário: percepções do profissional no mercado de trabalho. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(3), 723–741. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.42343

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