Gestão do conhecimento estratégico aplicada a escritórios de projetos corporativos do Distrito Federal

Autores

  • Julio Cesar Costa Casaes Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

conhecimento estratégico, gestão da informação, gestão do conhecimento

Resumo

Esta dissertação trata da aplicabilidade da Gestão do Conhecimento Estratégico (GCE) em Escritório de Projetos Corporativos (EPC) em empresas do Distrito Federal, onde busca identificar o uso do EPC como instrumento de apoio a GCE, a sua influência junto aos estrategistas e decisores, bem como indicar as melhores práticas de Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC) a serem incorporadas a um EPC. A abordagem da pesquisa foi multidisciplinar procurando aproximar as áreas de Ciência GI, GC e Gestão de Projetos. A metodologia utilizada foi a hipotético-dedutiva, realizada com uma pesquisa de campo, do tipo quantitativa e qualitativa, as quais permitiram avaliar as hipóteses vinculadas aos objetivos traçados. Como resultados verificou-se que os EPC realizam a GCE por meio da utilização do Sistema de Aplicação do Conhecimento Estratégico (SACE) e do Sistema de Aquisição e Captura do Conhecimento Estratégico (SACCE), além de serem influenciados pelos Fatores Sistêmicos: TIC, Cultura e Organização; e, Individualidade. Verificou-se também que o Portal Corporativo, Memória Organizacional e Coaching são as práticas de GI e GC mais aplicadas nos EPC. No entanto os gestores dos EPC apontam que Mineração Textual e de Dados, Raciocínio Baseado em Casos e Educação Corporativa sejam práticas necessárias aos EPC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Costa Casaes, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Engenharia do Conhecimento) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciência da Informação (Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento) pela Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), MBA em Gestão de Projetos com especialização em Docência do Ensino Superior pela UniDF, pós-graduado em Gestão de Tecnologia de Informação pela UnB e graduado em Processamento de Dados pela SPEI. Possui certificado PMP pelo Project Management Institute ? PMI. Atuou como Diretor de Adjunto de PMO e Diretor de Projetos Sociais no Chater PMI-DF. Professor de cursos de pós-graduação e cursos específicos voltados para área de gestão de projetos. Atualmente é Consultor de Projetos pela ESPRESI. Atua a mais de 10 anos como gestão de projetos nos segmentos de Telecom, Bancário, Indústria e Governo. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em gestão de projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de projetos, escritório de projetos, gerenciamento de portfólio, inteligência competitiva, aprendizagem organizacional e planejamento estratégico. Participou de diversas feiras, seminários e simpósios como palestrante. Vencedor do IV Prêmio Candango de Gerenciamento de Projetos pelo PMI-DF.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Casaes, J. C. C. (2016). Gestão do conhecimento estratégico aplicada a escritórios de projetos corporativos do Distrito Federal. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 330. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2379

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.