Transliteracias: la Tercera Onda Informacional en las Humanidades Digitales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29527

Palabras clave:

ondas informacionales. literacias de media e información. Transliteracias. producción de contenidos. internet. conectividad continua.

Resumen

A partir del concepto de “ondas informacionales “ propuesto por Brasilina Passarelli para representar los diferentes momentos históricos del acceso a  Internet: apropiación, producción de contenidos digitales interactivos con literacias de media e información, participación, compartiendo hasta la conectividad continua actual y a las transliteracias, este trabajo tiene por objetivo la construcción teórica de las tres ondas informacionales propuestas por la investigadora y su relaciones con especialistas otros del tema. Passarelli (2010) distinguió, inicialmente, dos “ondas informacionales” en la sociedad en red: la primera centralizada em políticas públicas de acceso a la Internet para superar la brecha digital; la segunda concentraba-se en las diferentes formas de apropiación y producción de conocimientos em la Web con las literacias de media e información. Actualmente vivenciamos el solapamiento de la Internet de Coisas (IoT), big data e inteligencia artificial y, como resultado esta nova ecología de las redes emerge una “tercera onda informacional “protagonizada por el concepto de transliteracias, que considera las interacciones entre humanos y non humanos, recría formas de sociabilidades y rompe los límites de la red, alastrando-se por todas las esferas de la vida social contemporánea.

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Biografía del autor/a

Brasilina Passarelli, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP, Brasil

Professora Titular pela ECA/USP em 2007 e Chefe do Departamento de Informação e Cultura (CBD/ECA/USP) para os períodos 2006-2007; 2009-2011; 2011-2013. Eleita Vice-Diretora da Escola de Comunicações e Artes - ECA para o período 2017-2020. Designada Vice-Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica - AGUIA em 09/2019. Coordenadora da ISchools da ECA-USP desde janeiro de 2020. Coordenadora Científica do NACE - Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro/USP desde 2007, onde coordena pesquisas quantitativas e qualitativas sobre populações conectadas no âmbito do Observatório da Cultura Digital, com metodologia da netnografia e da etnografia virtual.Orientadora de mestrado , doutorado e supervisão de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP na Linha de Pesquisa Processos Comunicacionais: tecnologias, produção e consumos onde ministra a disciplina Novas Lógicas e Literacias Emergentes nos Coletivos Digitais: Práticas, Leituras e Reflexões. Coordena convênios internacionais com: Universidade do Porto (Portugal); Universidade de Aveiro (Portugal); Universidad Complutense de Madrid (Espanha); College of Communication da Universidade do Texas (Austin).

 

Ana Claudia Fernandes Gomes, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, pela Universidade de São Paulo (2002). Graduada em Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia e Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995/1996). Experiência como docente na educação básica e no ensino superior em cursos de graduação (presencial e à distância) e de pós-graduação nas áreas de Comunicação Social (jornalismo e publicidade e propaganda), Serviço Social, Pedagogia, Educação Artística, Design, Arquitetura, Artes Cênicas, Dança, Música, Musicoterapia, Psicologia, Enfermagem e Administração de Empresas, Coordenou o curso técnico em "Orientação Comunitária" - Pronatec/Universidade Guarulhos e integrou o Comitê de Ètica em Pesquisa da mesma instituição. Como pesquisadora, avaliadora e palestrante atua em projetos sobre Sociabilidades, Cultura, Arte, Comunicação, Educação, Direitos Humanos, Políticas Sociais e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2020-02-06

Cómo citar

Passarelli, B., & Gomes, A. C. F. (2020). Transliteracias: la Tercera Onda Informacional en las Humanidades Digitales . Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 253–275. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29527

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