O processo de edição filológica de documentos utilizando o software eDictor

Autores

  • Daiana da Silva Teixeira Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1826-2300
  • Mayara Feliciano Palma Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2869-4484
  • Patrícia Brasil Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6910-704X
  • Sofia Tonoli Maniezo Zani Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0520-6839

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29614

Palavras-chave:

mulheres. Brasil. Filologia. edições eletrônicas. humanidades digitais.

Resumo

Partindo da discussão sobre as chamadas Humanidades Digitais, queremos, neste trabalho, mostrar como o Projeto Mulheres na América Portuguesa (MAP) se insere nesse campo ao trabalhar com a difusão, no meio digital, de documentos escritos por mulheres ou que se referem a mulheres entre 1500-1822. Ao buscarmos esses documentos (de diversas tipologias, como cartas, processos inquisitoriais, requerimentos etc.) em arquivos com catálogos digitais (como o Arquivo Público do Estado de São Paulo), bem como em arquivos com amplo acervo digitalizado (como  o Arquivo Nacional da Torre do Tombo de Lisboa), percebemos a inexistência de uma chave de busca que os selecionasse de acordo com a presença da mulher como autora ou referida. Assim, valendo-se dos documentos já disponíveis nesses e em outros acervos que disponibilizam reproduções digitais dos documentos, o MAP propõe a construção de um catálogo próprio, o qual vem sendo construído digitalmente em linguagem XML. Portanto, estamos formando um corpus, reunindo essas mulheres autoras ou referidas. Para que possamos construir um catálogo com essa temática, estamos preparando transcrições e edições filológicas desses documentos. Considerando que o intuito é democratizar o acesso ao disponibilizar online tais escritos, usamos o software eDictor, que consiste em um editor de textos destinado ao trabalho filológico e que permite a realização de análises linguísticas. Além disso, é possível  elaborar edições modernizadas de manuscritos, sem que se percam as informações filológicas relevantes do texto original. O desenvolvimento e a utilização de tecnologias digitais como o eDictor, pelo Projeto M.A.P., se inserem na tendência de aproximação das humanidades com as ciências computacionais. A partir dos resultados que temos obtido, podemos afirmar que o uso do eDictor favorece a qualidade da edição filológica dos manuscritos e possibilita o acesso de pesquisadores de diversas áreas e de um público mais amplo a esses documentos. Essas vantagens nos dão a perspectiva de intensificação do uso e aprimoramento do software, de modo a ampliar as possibilidades de construção de corpora de textos. Dessa forma, no MAP, os recursos digitais são considerados tanto como ferramentas aplicadas quanto como produtos, ou seja, recursos gerados pelo projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana da Silva Teixeira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil

Graduanda em Letras com habilitação em Português e Linguística pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), realizou intercâmbio acadêmico na Universidad Autónoma de Madrid (UAM) em 2019 como bolsista do programa CEAL - Santander. Tem interesse em Linguística, Filologia, Humanidades Digitais e Educação. Desde 2016 é participante bolsista do Programa Unificado de Bolsas da USP (PUB-USP) em projetos de pesquisa e de cultura e extensão. Atualmente, é participante bolsista do projeto de pesquisa "M.A.P. - Mulheres na América Portuguesa", sob orientação da Prof. Dr. Vanessa Martins do Monte e Prof. Dr. Maria Clara Paixão de Sousa. 

Mayara Feliciano Palma, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil

Graduanda em Letras, com habilitação dupla em Português e Espanhol, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Participou como estudante no grupo de pesquisa Diálogo USP (2017-2019) e atualmente é parte do corpo de pesquisadoras do projeto M.A.P. - Mulheres na América Portuguesa, sob orientação da Profa. Dra. Vanessa Martins do Monte e Profa. Dra. Maria Clara Paixão de Sousa.

Patrícia Brasil, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil

Graduanda em Letras, com habilitação dupla em Português e Linguística, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Atualmente, integro o corpo de pesquisadoras no projeto  de pesquisa "M.A.P. - Mulheres na América Portuguesa", sob orientação das Profas. Dras. Vanessa Martins do Monte e Maria Clara Paixão de Sousa.

Sofia Tonoli Maniezo Zani, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil

Graduanda em Letras na dupla habilitação Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo. Conta com uma bolsa CNPQ atrelada a Faculdade de Educação da Universidade em conjunto com o Instituto de Estudos Brasileiro, com a orientação de Diana Gonçalves Dias, e atualmente também compõe o corpo de pesquisadoras no projeto  de pesquisa "M.A.P. - Mulheres na América Portuguesa", sob orientação da Prof. Dr. Vanessa Martins do Monte e Prof. Dr. Maria Clara Paixão de Sousa.

Referências

ARQUIVO NACIONAL TORRE DO TOMBO. Denúncias Contra Francisca Luís, 2011. Disponível em: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4510000 Acessado em: 30 de dezembro, 2019.

FERREIRA, P. T. Filologia como curadoria: o caso Pessoa. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 18, n. 2, p. 231-262, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/110219 Acessado em: 14 de dezembro, 2019.

MONTE, V. M. do; PAIXÃO DE SOUSA, M. C. Agora andam me jurando a pele: Escritos de mulheres e escritos sobre mulheres na América Portuguesa. Projeto de pesquisa, Programa Unificado de Bolsas (PUB), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.nehilp.org/~nehilp/HD/MAP/MAP_Projeto_2017.html Acessado em: 18 de outubro, 2019.

MONTE, V. M. do. M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): Mapeamento digital de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português ”“ Vertente filológica. Projeto de pesquisa, Programa Unificado de Bolsas (PUB), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.nehilp.org/~nehilp/HD/MAP/MAP_Projeto_2017.html Acessado em: 18 de outubro, 2019.

MONTE, V. M. do; PAIXÃO DE SOUSA, M. C. Por uma filologia virtual: O caso das atas da câmara de São Paulo (1562-1596). Revista da Abralin, v. 16, p. 239-264, 2017 Disponível em: http://revistas.ufpr.br/abralin/article/view/51938 Acessado em: 18 de outubro, 2019.

PAIXÃO DE SOUSA, M. C.. M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): Mapeamento digital de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português. Projeto de pesquisa, Programa Unificado de Bolsas (PUB), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018.

PAIXÃO DE SOUSA, M. C.; MONTE, V. M. do. M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): Mapeamento de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português a partir de métodos das Humanidades Digitais. Projeto de pesquisa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Edital Universal: São Paulo, 2018.

PAIXÃO DE SOUSA, M. C.; KEPLER, F. N.; FARIA, P. P. F. E-Dictor: Novas perspectivas na codificação e edição de corpora de textos históricos. In: SHEPHERD, Tania; SARDINHA, Tony Berber; PINTO, Marcia Veirano (Org.). Caminhos da linguística de corpus. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

PAIXÃO DE SOUSA, M. C.; KEPLER, F. N; FARIA, P. P. F. E-Dictor (Version 1.0 Beta 10). 2013. Disponível em: https://edictor.net/download Acessado em: 28 de dezembro de 2019.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Grupo de Pesquisa Humanidades Digitais. Catálogo M.A.P. 2019. (Version Beta), Disponível em: http://map.prp.usp.br/MAP_Equipe.html Acessado em: 30 de dezembro, 2019.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Como Citar

Teixeira, D. da S., Palma, M. F., Brasil, P., & Zani, S. T. M. (2020). O processo de edição filológica de documentos utilizando o software eDictor. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 360–371. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29614

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.