Biblioteca escolar, mediación y alfabetización informacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.31670

Palabras clave:

Biblioteca escolar, Alfabetización informacional, Bibliotecário escolar

Resumen

Señala la necesidad de valorar al bibliotecario escolar, su importancia como agente educativo y la necesidad de asociarse con los maestros, expandiendo el aprendizaje fuera del espacio escolar. Analiza la práctica de la alfabetización informacional, en la que el bibliotecario desempeña el papel de mediador, como una forma de permitir que los individuos puedan llevar a cabo, independientemente, las actividades de identificación y uso de fuentes de información confiables para la toma de decisiones y la resolución de problemas dentro y fuera del espacio escolar. Se presenta como una revisión de la literatura y aborda la biblioteca de la escuela desde los conceptos de mediación y alfabetización, estableciendo relaciones entre áreas. Concluye que la asociación entre maestros y bibliotecarios es de fundamental importancia, sin embargo, la biblioteca escolar aún encuentra algunos obstáculos que implican la aplicación de las leyes responsables de la implementación obligatoria de las bibliotecas en las escuelas.

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Biografía del autor/a

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas. No campo da Documentação, atuou como bolsista de aperfeiçoamento do Centro de informações Nucleares (1987-1989); bibliotecária do SESC (1989-2004), sendo responsável pela organização do acervo bibliográfico e pelas atividades de leitura da unidade da Tijuca, onde coordenou o projeto Palavra em Cena; bibliotecária da Universidade Federal Fluminense(1993-2008), trabalhou no Núcleo de Documentação e no Centro e Memória Fluminense; foi professora dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estácio de Sá e do Curso de Pedagogia do Instituto Educação do Rio de Janeiro. Desde 2009 é professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Em 2013 foi credenciada como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Coordena projeto de iniciação cientifica sobre a função Informacional e pedagógica dos arquivos históricos escolares.

Vinicius Ribeiro Soares dos Santos, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFF), Graduado em Biblioteconomia e Documentação (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Hugo Figueiredo Mafra, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFF), Graduado em Biblioteconomia e Documentação (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-05-18

Cómo citar

Souza, E. G. de, Santos, V. R. S. dos, & Mafra, H. F. (2021). Biblioteca escolar, mediación y alfabetización informacional . Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(2), 600–616. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.31670

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