Docencia e investigación de la epistemología en programas de posgrado stricto sensu en el área de Ciencias de la Información en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.38880

Palabras clave:

Epistemología, Ciencias de la Información, Postgrado, Corrientes filosóficas

Resumen

Se presentan los resultados de un proyecto de investigación e iniciación científica desarrollado entre 2018 y 2021. Tiene como objetivo analizar cómo se desarrolla la discusión sobre epistemología en los programas de posgrado en Ciencias de la Información en Brasil. Investigación descriptiva, bibliográfica y documental, con enfoque cualitativo y cuantitativo, sin delimitación cronológica y utilizando tesis y disertaciones como fuentes de información. Los resultados son: el contexto de los estudios de posgrado en Ciencias de la Información en Brasil y la Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; datos sobre la enseñanza de la epistemología en los estudios de posgrado en Ciencias de la Información en Brasil; los principales temas y referencias en las tesis y disertaciones sobre epistemología en el área. Se concluye que la investigación sobre epistemología en los estudios de posgrado en el área es escasa, pero constante y orientada a describir sus fundamentos, conceptos, historia e identidades, debiendo avanzar en la investigación epistemológica sobre los principios de las Ciencias de la Información y su lugar en el debate con otras ciencias.

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Biografía del autor/a

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e no curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação e Memória; Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação; História dos Arquivos e das Bibliotecas; Patrimônio cultural, natural e documental; Conservação Preventiva. Ciência da Informação e Interdisciplinaridade; Gestão da Informação e do Conhecimento. Na área de História é especialista em História e Meio Ambiente, Rio Iguaçu (Séculos XIX e XX), Patrimônio Ambiental, Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu, Hidrelétricas e História Oral

Keitty Rodrigues Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com graduação em Biblioteconomia e Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental - KOD (UFSC). Atua como Diretora Técnica na Associação Catarinense de Bibliotecários na gestão 2021-2023. Possui interesse nas áreas relacionadas aos estudos históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação, organização e representação do conhecimento e da informação, e bibliotecas escolares.

Alan de Hollanda Vieira Guerner, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduado em História pela UFSC e discente de Biblioteconomia pela mesma universidade. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Citas

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Publicado

2021-10-08

Cómo citar

Karpinski, C., Vieira, K. R., & Guerner, A. de H. V. (2021). Docencia e investigación de la epistemología en programas de posgrado stricto sensu en el área de Ciencias de la Información en Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 844–865. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.38880

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