The voter’s information behavior under the perspective of Brazilian democracy

Authors

  • Leonardo Pereira Pinheiro de Souza Universidade Estadual Paulista, Programam de Pós-graduação em Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista, Programam de Pós-graduação em Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Cássia Regina Bassan de Moraes Faculdade de Tecnologia Garça, Garça, SP, Brasil
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10437

Keywords:

Democracy., Information behavior., Political information., User studies.

Abstract

Due to the setbacks that have occurred throughout the history of Brazilian democracy, and the importance of providing the population's empowerment, it can be affirmed that voting is a valuable instrument for the citizen to make changes in the face of this fragile condition. From this perspective, the following questions are discussed: what are the voters' priorities? Are voters well informed about candidates for political office? What are the sources of information most used to know the candidates and their proposals? This paper aims to analyze the patterns of information behavior of voters, elucidating the ways in which voters prepare to vote through the search and use of information. Therefore, a quantitative and exploratory survey with three hundred voters of all regions of Brazil was carried out, through questionnaires. It was verified that the information behavior of voters is influenced by different socioeconomic aspects. It was found that, in the lower social class, there is a pressing need for effective appropriation of information to effect conscious voting, while the higher social statement needs to overcome skepticism about the transforming power of the vote.

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Author Biographies

Leonardo Pereira Pinheiro de Souza, Universidade Estadual Paulista, Programam de Pós-graduação em Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Pós-graduado lato sensu em Computação, desenvolvimento de software para web pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Estadual de Tecnologia, FATEC.

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Programam de Pós-graduação em Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade Estadual de Tecnologia, FATEC.

Cássia Regina Bassan de Moraes, Faculdade de Tecnologia Garça, Garça, SP, Brasil

  Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Atualmente exerce o cargo de Diretora da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC - Garça).  Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional" da FFC - Unesp - Marília.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

  Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional. Líder do Grupo de Pesquisa ?Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

Ieda Pelogia Martins Damian, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciencia da Informação, Marília, SP, Brasil

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012). Áreas de concentração: gestão da informação e do conhecimento, serviços de referência e informação, redes de informação, base de dados, administração de varejo, sistemas de informação, comércio e governo eletrônico.

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Published

2018-07-20

How to Cite

Souza, L. P. P. de, Santos, B. R. P. dos, Moraes, C. R. B. de, Valentim, M. L. P., & Damian, I. P. M. (2018). The voter’s information behavior under the perspective of Brazilian democracy. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(3), 707–728. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10437

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