O adestramento para o estado

tradição de conhecimento e técnicas de aprendizado entre candidatos ao serviço público no Brasil

Autores/as

  • B´óris Maia

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.7691

Palabras clave:

Aprendizagem, Cognição, Técnica, Serviço público

Resumen

Este trabalho discute o processo de aprendizado de pessoas que desejam ser aprovadas em concursos públicos no Brasil. Tomando como referência a literatura antropológica sobre técnica e aprendizagem, argumenta-se que o aprendizado fundamental em jogo na preparação para os concursos se refere não ao conteúdo ensinado nos cursos, mas ao domínio das técnicas de uso desse conteúdo para fins avaliativos. Propõe-se ainda uma distinção entre técnicas algorítmicas e heurísticas para qualificar os tipos de técnicas utilizadas na tradição de conhecimento que informa as relações de aprendizado. A pesquisa é resultado de observação participante em cursos preparatórios para concursos públicos em duas cidades do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-01-06

Cómo citar

Maia, B´óris. 2021. «O Adestramento Para O Estado: Tradição De Conhecimento E técnicas De Aprendizado Entre Candidatos Ao serviço Público No Brasil». Anuário Antropológico 46 (1):253-71. https://doi.org/10.4000/aa.7691.

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