O adestramento para o estado

tradição de conhecimento e técnicas de aprendizado entre candidatos ao serviço público no Brasil

Auteurs-es

  • B´óris Maia

DOI :

https://doi.org/10.4000/aa.7691

Mots-clés :

Aprendizagem, Cognição, Técnica, Serviço público

Résumé

Este trabalho discute o processo de aprendizado de pessoas que desejam ser aprovadas em concursos públicos no Brasil. Tomando como referência a literatura antropológica sobre técnica e aprendizagem, argumenta-se que o aprendizado fundamental em jogo na preparação para os concursos se refere não ao conteúdo ensinado nos cursos, mas ao domínio das técnicas de uso desse conteúdo para fins avaliativos. Propõe-se ainda uma distinção entre técnicas algorítmicas e heurísticas para qualificar os tipos de técnicas utilizadas na tradição de conhecimento que informa as relações de aprendizado. A pesquisa é resultado de observação participante em cursos preparatórios para concursos públicos em duas cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-01-06

Comment citer

Maia, B´óris. 2021. « O Adestramento Para O Estado: Tradição De Conhecimento E técnicas De Aprendizado Entre Candidatos Ao serviço Público No Brasil ». Anuário Antropológico 46 (1):253-71. https://doi.org/10.4000/aa.7691.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.