É possível guaranizar a universidade? Reflexões iniciais sobre Antropologia e a presença dos estudantes indígenas na UEMS em Amambai (MS)

Autores/as

  • Diógenes Egídio Cariaga

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.7667

Palabras clave:

Teoria Antropológica, Etnologia Indígena, Kaiowá e Guarani, Ensino de Antropologia

Resumen

Neste texto apresento reflexões iniciais motivadas pela minha recente experiência de ensino de Antropologia no curso de graduação em Ciências Sociais no campus de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Por meio de dados etnográficos a respeito das transformações culturais e históricas vivenciadas pelas famílias kaiowá e guarani, procuro articulá-los aos movimentos indígenas por uma política de educação escolar intercultural e seus efeitos em relação ao aumento da presença de estudantes kaiowá e guarani no ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-06

Cómo citar

Cariaga, Diógenes Egídio. 2021. «É possível Guaranizar a Universidade? Reflexões Iniciais Sobre Antropologia E a presença Dos Estudantes indígenas Na UEMS Em Amambai (MS)». Anuário Antropológico 46 (1):78-99. https://doi.org/10.4000/aa.7667.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.