Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx).
  • O arquivo da submissão não contém qualquer menção ao autor, inclusive em seus metadados (utilizar o comando Inspecionar Documento do Microsoft Word e executar todas as recomendações).
  • O manuscrito segue todas as recomendações constantes das Diretrizes para Autores (ver abaixo).

Diretrizes para Autores

1. Submissão

1.1. Recomendamos que os artigos não tenham mais do que 50 mil caracteres com espaço e que as resenhas tenham em torno de 15 mil. Os artigos vêm acompanhados de um resumo com 100 a 250 palavras, escrito no idioma original (i.e. a língua em que o artigo está escrito) e em inglês, além de uma lista de até cinco palavras-chave igualmente no idioma original e em inglês. O mesmo se aplica em relação ao título, que será o primeiro elemento do artigo: constará o título na língua original, seguido da respectiva versão inglesa. No caso de artigos escritos em inglês, não é necessária versão em outro idioma para o título, resumo e palavras-chave.

1.2. O autor encaminhará o artigo ou a resenha exclusivamente por meio eletrônico, através do site da revista. Recomendamos o uso do arquivo modelo que pode ser baixado no endereço abaixo:

https://periodicos.unb.br/index.php/archai/libraryFiles/downloadPublic/401

1.3. O arquivo enviado não poderá conter qualquer referência ao nome do autor nem qualquer outra informação que permita identificá-lo.

1.4. Espera-se que as resenhas a serem submetidas à Revista Archai sejam orientadas pelos seguintes parâmetros gerais:

  • Versar sobre livros publicados nos últimos 3 anos;
  • Começar com um ou dois breve parágrafos que deem uma caracterização geral do livro, para que os leitores possam dizer rapidamente se estão interessados em ler a resenha completa;
  • Oferecer uma avaliação de pelo menos alguns aspectos-chave do livro e não apenas fornecer um resumo. Também é importante dar justificativas para quaisquer avaliações, particularmente as negativas;
  • Ter o tamanho aproximado de 1500-2500 palavras. Pede-se que os resenhistas que quiserem dar um tratamento mais longo ou mais curto do livro em questão, verifiquem com os editores assistentes de resenha; 
  • Começar com uma entrada bibliográfica para o livro no seguinte formato: autor (ou editor), título, cidade: editora, data, número de páginas, ISBN. Por exemplo: Eudoro de Sousa. Catábases: estudos sobre viagens aos infernos na Antiguidade. São Paulo: Annablume Clássica, 2013, 216pp., ISBN 978-85-391-0538-0;
  • Ter seu texto cuidadosamente revisado antes de ser submetido.

1.5. Caso o trabalho contenha imagens ou diagramas, uma cópia de cada uma das imagens será carregada como suplemento durante o processo de submissão. A revista aceita imagens ou diagramas em formato .jpg ou .png, com resolução máxima de 300 dpi. Pede-se que as imagens sejam acompanhadas de legenda no corpo do texto e que sejam explicitadas as fontes com os devidos créditos.

1.6. Caso a submissão tenha quatro ou mais autores, indicar em nota de rodapé no final do manuscrito qual é a contribuição de cada autor.

1.7. Os padrões editoriais abaixo (do item 2 em diante) se aplicam somente a textos aprovados. Os manuscritos submetidos não serão avaliados em relação a sua adesão a esses requisitos durante a fase de avaliação.

2. Padrões Editoriais

2.1. O arquivo modelo contém os estilos de formatação e demais padrões da revista. Pede-se gentilmente para que não se altere fontes, tamanhos, margens nem quaisquer outras formatações, salvo a aplicação de negrito e itálico ao corpo do texto, conforme a conveniência do autor.

2.2. O modelo comporta 3 níveis na estrutura de tópicos. Não é recomendada a introdução de níveis adicionais.

2.3. A fonte do modelo é unicode e, portanto, compatível com diversos grupos de caracteres de línguas não latinas, incluindo grego e hebraico polifônicos. Pede-se para não alterar a fonte do arquivo modelo.

2.4. Eventuais transliterações de palavras gregas serão feitas conforme as Novas Normas de Transliteração publicadas na revista Archai 12, p. 193-194 e disponíveis em:

https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8421/7014

2.5. Pede-se que sempre se adicione um espaço após o ponto de uma abreviatura. Exemplo:

  • R. R. Tolkien.

2.6. Notas de rodapé

2.6.1. Notas de rodapé serão empregadas somente no corpo do texto, nunca, portanto, em títulos, na seção de dados do autor ou em resumos.

2.6.2. Notas de rodapé serão usadas somente com propósitos explanatórios, reduzidas a um número mínimo, e nunca para citação de fontes.

2.6.3. As notas de rodapé serão incluídas após todos os sinais de pontuação adjacentes à palavra. Exemplos:

  • ([…] anywhere else in the world);12
  • […] como em Diógenes de Apolônia.7

2.6.4. Para agradecimentos e/ou informações sobre financiamento, favor incluir nota após a primeira palavra do corpo do texto ou após o ponto final.

3. Normas de citação

3.1. As citações da revista Archai seguem o sistema autor-data, no corpo do texto (nunca em notas de rodapé), conforme os exemplos a seguir.[1]

3.2. Referências e citações

3.2.1. Indicar o nome do Autor (em caixa baixa), o Ano da publicação e as Páginas (e notas, se for o caso), separados por vírgula (e com um espaço após ‘p.’ e ‘n.’). Exemplos:

  • (Cardoso, 1994, 12)
  • Chantraîne, 1999, p. 942.

3.2.2. Separar menções em sequência por ponto-e-vírgula quando muda a obra. Para páginas dentro de uma mesma obra, basta uma vírgula.

  • (Santos, 2017b, p. 1-3, 9, n. 42; 2013a, p. 131-144; 2009; Poulsen, 1982)

3.2.3. Em citações indiretas, o nome do autor poderá vir fora do parêntesis, se a redação assim o demandar.

  • A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).
  • Grant (1885, p. 48, n. 4-5) aponta para uma suposta imaturidade da psicologia aristotélica devido às afirmações de que os prazeres da visão, da audição e do olfato seriam do corpo.

3.2.4. Em citações diretas, inserir a referência sempre após a citação, entre parêntesis e de forma completa, isto é com Autor, Ano e Páginas. Exemplo:

  • “Democracy depends on citizens’ availing themselves of the freedom to participate in rule (…).” (Schofield, 2006, p. 111).

3.2.5. Recuar citações diretas com 3 ou mais linhas utilizando o estilo Citação do arquivo modelo (recuo de 4 cm da margem esquerda e fonte 2 pontos menor do que a do corpo de texto).  Citações recuadas não levam aspas. Exemplo:

Em De Partibus Animalium IV.II 690b19-691a9 Aristóteles compara dois animais, o crocodilo e a cobra, com respeito a seus órgãos dos sentidos do paladar e sua habilidade de provar. Primeiro, há o crocodilo que não tem língua, apesar de ter o espaço para a língua. Isso é excepcional entre os animais sanguíneos, que, de outro modo, têm língua. A exceção pode ser explicada pelo fato do crocodilo viver na água. Na medida em que é um animal aquático, ele não tem língua. (Johansen, 1997, p. 220)

3.2.6. Citações diretas com menos de 3 linhas levam aspas duplas e vêm no corpo do texto. Aspas simples serão utilizadas somente para citação dentro de citação e para se referir a palavras e expressões. Exemplos:

  • “Ao que ele respondeu, ‘Não sei.’”
  • O ‘é’ de Parmênides pode ser entendido como…

3.2.7. Não utilizar abreviaturas em latim como id., ibid., op. cit. etc. para indicar a repetição de referências.

3.2.8. Evitar sempre que possível o recurso a citação de citação. Quando inevitável, favor utilizar o termo apudcitado por, conforme. Exemplo:

  • According to Vatter (2001 apud Pérez Jiménez, 2011, p. 23), the concept of history […]

3.3. Citação de obras clássicas

3.3.1. Para autores gregos, favor utilizar as abreviaturas do Greek-English Lexicon (LSJ), disponíveis em:

http://www.stoa.org/abbreviations.html

3.3.2. Para autores latinos, favor utilizar as abreviaturas do Oxford Latin Dictionary, disponíveis em:

http://classics.oxfordre.com/staticfiles/images/ORECLA/OCD.ABBREVIATIONS.pdf

3.3.3. Abreviaturas de nomes de obras vêm em itálico. As de nomes de autores não. Exemplo:

  • Od. 1.111-125.

3.3.4. Obras de Platão são citadas utilizando as abreviaturas do item 3.3.1 e a numeração Stephanus, com letras minúsculas, sem espaçamento entre letras e números. Exemplo:

  • Phd. 115c1-3.

3.3.5. Obras de Aristóteles são citadas utilizando as abreviaturas do item 3.3.1 e a numeração Bekker, com letras minúsculas, sem espaçamento entre letras e números. Exemplo:

  • Metaph. 1.3 983b21-23.

3.3.6. Para os autores Pré-Socráticos, será informada a referência na coleção Diels-Kranz, mesmo se outras coletâneas estiverem em uso. É recomendável, embora não seja mandatório, indicar também a obra de onde foi extraída a citação. Exemplos:

  • DK 68 A25
  • de An. 1.2 404a16-20 (DK 58 B40)
  • (VP 104 [DK 67 A5]; transl. LM 27 P5)

4. Referências bibliográficas finais

4.1. A seção referente à bibliografia será sempre denominada Bibliografia ou seu equivalente na língua principal do artigo.[2]

4.2. Livro

4.2.1. Os elementos essenciais são: Autor(es) (separados por ponto-e-vírgula, com sobrenome em caixa-alta e prenomes abreviados com uma única letra), Ano de publicação, Título (em itálico), Edição, Local e Editora. Exemplos:

  • PELLING, C. B. R. (2011). Plutarch and History: eighteen studies. Swansea, Classical Press of Wales.
  • BRANCACCI, A.; MOREL, P.-M. (eds.) (2006). Democritus: Science, the Arts, and the Care of the Soul. Proceedings of the International Colloquium on Democritus (Paris, 18-20 September 2003). Leiden/Boston, Brill.

4.2.2. Obras de autores antigos – edições e traduções – trazem como autor o editor ou tradutor. O autor antigo é indicado antes do título. Exemplos:

  • TRABATTONI, F. (ed.) (2011). Platone. Fedone. Milano, Einaudi.
  • DIXSAUT, M. (1991). Platon. Phédon (traduction, introduction et notes). Paris, GF-Flammarion.

4.2.3. Cada entrada de bibliografia só poderá ter um único Ano (nunca, por exemplo, 1989-1991 ou 2007-10). Se o autor quiser referir-se a um conjunto com vários volumes publicados em datas diferentes, poderá fornecer uma entrada para cada volume com sua respectiva data.

4.2.4. A entrada de bibliografia corresponde sempre à versão que o autor está citando. Caso se trate de uma reimpressão, o autor poderá fazer referência à edição original entre parêntesis após a referência que está utilizando. Exemplo:

  • SELTMAN, C. (1955). Greek Coins. A History of Metallic Currency and Coinage down to the Fall of the Hellenistic Kingdoms. Methuen, London. (1ed. 1933)

4.2.5. Capítulos de livro serão acompanhados da referência completa, incluindo paginação, mesmo que o livro esteja incluído na bibliografia. Exemplo:

  • JIMÉNEZ SAN CRISTÓBAL, A. I. (2009). The Meaning of βάκχος y βακχεύειν in Orphism. In: Johnston, P. A.; CASADIO, G. (eds.). Mystic Cults in Magna Graecia. Austin, University of Texas Press, p. 46-60.

4.3. Artigo

4.3.1. Os elementos essenciais são: Autor(es), Ano, Título do Artigo, Nome da publicação (em itálico; não devem ser usadas abreviaturas), Volume (não precedido por vírgula), Número (se houver) e Paginação. Exemplo:

  • Pakaluk, (2003). Degrees of Separation in the Phaedo. Phronesis 48, n. 2, p. 89-115.

4.3.2. Caso o artigo tenha sido republicado, o autor indicará como bibliografia a versão que está citando no texto. Se desejar poderá informar a referência original completa entre parêntesis ao final. Exemplo:

  • ROBERTS, J. (1987). Plato on the causes of wrongdoing in the Laws. Ancient Philosophy 7, p. 23-37. (Also In: IRWIN, T. (ed) (1995). Classical Philosophy: collected papers. Vol. 3. Plato’s Ethics. New York, London, Garland Publishing Inc., p. 397-411.)

4.4. Artigo em meio eletrônico:

4.4.1. Pede-se para evitar a referência a material eletrônico de curta duração na internet.

4.4.2. Para obras consultadas online, os elementos essenciais são: Autor(es), Ano, Título do Artigo, Nome do Site (em itálico), Endereço Eletrônico e Data de Acesso. Exemplo:

4.5. Teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos

4.5.1. Os elementos essenciais são: Autor, Ano, Título (em itálico), Grau e Tipo de Documento, bem como a vinculação acadêmica. Exemplo:

  • SMITH, U. A. M. (1986). The Metaphysics of Plato and Aristotle: An analysis. A. Dissertation. McGill University, Montreal.

5. Arbitragem

5.1. A revisão e a aprovação das contribuições serão realizadas por pares. O processo de avaliação do artigo será documentado nos arquivos da revista Archai. Os textos submetidos serão encaminhados pelo Conselho Editorial para a Comissão Científica ou para avaliadores ad hoc. Os textos serão avaliados pela adequação à linha editorial da revista e às normas editoriais, qualidade da redação, tanto em relação à originalidade e à relevância dos temas propostos quanto em relação ao impacto crítico e/ou informativo que poderão vir a ter para o avanço dos estudos sobre as origens do pensamento ocidental.

6. Cessão de Direitos

6.1. A publicação de originais implicará, automaticamente, a cessão dos direitos autorais.

[1] As regras de citação da revista são baseadas na norma NBR 10520 da ABNT, com adaptações. Para obras clássicas há regras especiais no item 3.3.

[2] As regras a seguir são baseadas na NBR 6023, com adaptações. Para casos não mencionados, favor consultar a norma e/ou a equipe editorial da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.