Segmentação cognitiva de tradutores em formação: observação de comportamento tradutório de estudantes alemães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v10.n2.2021.33518

Palavras-chave:

Segmentação tradutória. Processo tradutório. Competência tradutória. Formação de tradutores. Didática da tradução.

Resumo

O projeto Investigando a competência tradutória de aprendizes em formação: levantamento de dados e análise contrastiva de resultados de pesquisas em universidade alemã e brasileira (PVB10375-2019) buscou contribuir com estudos sobre competência tradutória (PACTE, 2003, 2005, 2008). De agosto de 2019 a julho de 2020, foram sistematizados dados colhidos na Alemanha em 2018 (Leipnitz & Pickbrenner, 2020) e comparados com resultados da primeira coleta de estudo longitudinal no Curso de Tradução da UFPB (Liparini Campos et al., 2015; Liparini Campos & Leipnitz, 2017; Liparini Campos et al., 2017). Apresentam-se aqui as análises dos processos de segmentação cognitiva de estudantes alemães na realização de tarefa tradutória, organizada para a pesquisa aplicada em 2018. Participaram da coleta em Leipzig 23 sujeitos, que traduziram um texto técnico-científico curto no formato abstract. Cinco estudantes traduziram do inglês para o alemão o texto anteriormente utilizado na coleta no Brasil em 2014. O processo tradutório desses sujeitos foi registrado pelo Translog e as etapas aqui apresentadas correspondem a: 1) análise da segmentação do texto pelo registro das pausas; 2) classificação dos segmentos em Palavra, Sintagma, Oração, Complexo Oracional, Transentencial ou Não Sintático, de acordo com Dragsted (2004), Rodrigues (2009) e Pimentel Neto e Liparini Campos (2017); 3) análise do tamanho médio dos segmentos produzidos; 4) comparação com resultados da segmentação de estudantes brasileiros na primeira coleta na UFPB. A hipótese inicial de processamento cognitivo semelhante entre estudantes alemães e brasileiros em início de formação em Tradução foi confirmada. Observaram-se aprendizes com comportamentos tradutórios semelhantes, presos ao texto de partida e com segmentação cognitiva mais expressiva em categorias como Palavra, Sintagma e Oração. As análises da segmentação cognitiva de aprendizes de Tradução revelaram-se, aos participantes do projeto de pesquisa, como possibilidade metodológica na formação de tradutores.

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Biografia do Autor

Luciane Leipnitz, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada na licenciatura em Letras Português/Alemão da Universidade Federal de Pelotas. Doutora (2010) e Mestre (2005) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Letras (2001) pela mesma instituição. Realizou pesquisa pós-doutoral no Institut für Angewandte Linguistik und Translatologie - Leipzig, Alemanha. Universidade Federal de Pelotas, Centro de Letras e Comunicação. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mariana de Andrade Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda no Bacharelado em Tradução na Universidade Federal da Paraíba. Discente voluntária no projeto de extensão Tradução e Empoderamento da Mulher (DMI-UFPB 2019). Discente voluntária no projeto de extensão Janelas da Interculturalidade: ações culturais para o desenvolvimento da cidadania (DMI-UFPB 2019-2020). Discente bolsista no projeto de pesquisa Investigando a competência tradutória de aprendizes em formação: levantamento de dados e análise contrastiva de resultados de pesquisas em universidade alemã e brasileira (PVB10375-2019-UFPB).

Maria Luísa Vieira de Mello, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Bacharelado em Tradução pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Discente bolsista no projeto de extensão Janelas da Interculturalidade: ações culturais para o desenvolvimento da cidadania (DMI-UFPB 2019-2020). Discente voluntária no projeto de pesquisa Investigando a competência tradutória de aprendizes em formação: levantamento de dados e análise contrastiva de resultados de pesquisas em universidade alemã e brasileira (PVB10375-2019-UFPB).

Angela Cecília Lacerda Coelho de Oliveira, Pesquisador autônoma

Graduada em Tradução pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Mobilidade acadêmica na Universidade de Vechta, Alemanha (2017-2018). Graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2014).  Discente voluntária no Projeto de Extensão Janelas da Interculturalidade: ações culturais para o desenvolvimento da cidadania (DMI-UFPB 2019-2020). Discente voluntária no projeto de pesquisa Investigando a competência tradutória de aprendizes em formação: levantamento de dados e análise contrastiva de resultados de pesquisas em universidade alemã e brasileira (PVB10375-2019-UFPB).

Edilza Maria Medeiros Detmering, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda e Mestre (2018) em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba. e Bacharel em Tradução (2018) pela mesma instituição. Bacharel em  em Redes de Computadores (2012) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Especialista em Linguística (2010) pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Psicologia (1983) pela Universidade Federal de Pernambuco. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Programa de Pós-Graduação em Antropologia. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

 

Referências

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Publicado

10-06-2021

Como Citar

LEIPNITZ, Luciane; BARBOSA, Mariana de Andrade; MELLO, Maria Luísa Vieira de; OLIVEIRA, Angela Cecília Lacerda Coelho de; DETMERING, Edilza Maria Medeiros. Segmentação cognitiva de tradutores em formação: observação de comportamento tradutório de estudantes alemães. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 10, n. 2, p. 01–20, 2021. DOI: 10.26512/belasinfieis.v10.n2.2021.33518. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/33518. Acesso em: 28 abr. 2024.

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