A tripla função fotográfica em La part du fils

Autores/as

  • Larissa Fontenelle Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40938

Palabras clave:

La part du fils, fotografia, fotoliteratura, função fotográfica, Choix Gongourt Brésil.

Resumen

O presente artigo pretende analisar as funções exercidas pela fotografia, tanto no campo historiográfico quanto no literário, no romance La part du fils, de Jean-Luc Coatalem, a partir de três eixos principais: as então denominadas função arqueológica, função de transmissão e a função de déclencheur literário. Para tanto, levará em conta discussões teóricas presentes em Sontag (2004) e Montier (2015), como também em Barthes (2015) e Didi-Huberman (2017). Nesse sentido, almeja perceber como a fotografia, na obra em questão, é concebida enquanto produto cultural e ultrapassa o caráter meramente objetivista e indicial do verdadeiro fotográfico para culminar enquanto elo central no processo de criação ficcional da escrita literária de tal modo que seja possível enquadrar o romance no espectro da fotoliteratura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Fontenelle Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na modalidade Licenciatura Português/Francês. Realiza pesquisa de iniciação científica na linha de pesquisa Literatura, outras artes e mídias e participa do Choix Goncourt Brésil desde 2020.

Citas

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BERGEZ, Daniel. Littérature et peinture. Paris: Armand Colin, 2004. p.172-180.

BUTOR, Michel. O Romance como pesquisa. In: Repertório. São Paulo: Perspectiva, 1995.

COATALEM, Jean-Luc. La Part du Fils. Paris: Éditions Stock, 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. 1a edição. São Paulo: Editora 34, 2017.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

ERNAUX, Annie. Le vrai lieu: entretiens avec Michelle Porte. Paris: Gallimard, 2008.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n °. 2, 1996, p. 73-98.

MONTIER, Jean-Pierre. De la photolittérature. In: ______ (Dir.). Transactions photolittéraires. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2015, p. 21-43.

NERY, Pedro; PICCOLI, Valéria. Rosana Paulino: a costura da memória. Disponível em: <http://pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/2019/07/AF_ROSANAPAULINO_18.pdf> Acesso em: 13 maio 2021.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. 1a edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VALÉRY, Paul. La crise de l’esprit. Disponível em: <http://classiques.uqac.ca/classiques/Valery_paul/crise_de_lesprit/valery_esprit.pdf> Acesso em 13 maio 2021

Publicado

2022-03-23

Cómo citar

Fontenelle Gontijo, L. (2022). A tripla função fotográfica em La part du fils . caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40938