ANÁLISE DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DO LIVRO DIDÁTICO “GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL: ESPAÇO GEOGRÁFICO E GLOBALIZAÇÃO”

Auteurs-es

  • Manuela Castro Costa Netto UnB

DOI :

https://doi.org/10.26512/ciga.v11i2.38357

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar criticamente  o livro didático Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização, 5ª edição, publicado em 2012, por Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira, a fim de pensar de qual forma a população afro-brasileira é retratada no material, e sobre as consequências da falta de conteúdo sobre as matrizes de origem africana no ensino sobre o Brasil contemporâneo, mesmo com todo o impacto que essas têm na formação da cultura e da sociedade brasileira. Tendo em perspectiva a Lei no 10.639, de 2003, que estabelece a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, questionamos a forma que a história do país é contada sem explicar a relação entre a história escravista do nosso continente com a situação atual de desigualdade econômica, social e política da população negra brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-06-04

Comment citer

Netto, M. C. C. . (2021). ANÁLISE DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DO LIVRO DIDÁTICO “GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL: ESPAÇO GEOGRÁFICO E GLOBALIZAÇÃO”. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory, 11(2). https://doi.org/10.26512/ciga.v11i2.38357

Numéro

Rubrique

Artigos