ANÁLISE DAS ABORDAGENS EM RELAÇÃO À CULTURA E HISTÓRIA AFRICANA E AFROBRASILEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Auteurs-es

  • Marcelo Luiz Rodrigues Lucas Souza UnB

DOI :

https://doi.org/10.26512/ciga.v11i2.38360

Résumé

Quatro livros foram analisados, sendo 3 deles da mesma franquia e então, muitas vezes durante o artigo, eles foram tratados com um só. Os livros didáticos costumam utilizar diversos conceitos geográficos, às vezes de origens distintas, mas que se assemelham em algum ponto, também costumam utilizar diversas correntes geográficas pois os autores acham que a variabilidade complementa o aprendizado. Conforme a análise, foi possível chegar à conclusão que talvez os livros precisem de uma certa uniformização da linhagem de pensamento e de mudança em alguns pontos, principalmente quando se trata de assuntos relacionados à África e à realidade afro-brasileira. A sugestão inicial é seguir o pensamento do geógrafo Raffestin pois julgo que sua forma de pensar território tira o poder da mão das elites brancas e do Estado racista e coloca ele nas mãos de todos.

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Publié-e

2021-06-04

Comment citer

Souza, M. L. R. L. . (2021). ANÁLISE DAS ABORDAGENS EM RELAÇÃO À CULTURA E HISTÓRIA AFRICANA E AFROBRASILEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory, 11(2). https://doi.org/10.26512/ciga.v11i2.38360

Numéro

Rubrique

Artigos