O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa

Autores

  • Juliana Pompeu UFAM-Universidade Federal do Amazonas
  • Vitória Araújo UFAM - Universidade Federal do Amazonas
  • Bruno Garavito UFAM - Universidade Federal do Amazonas
  • Emanuela Souza UFAM - Universidade Federal do Amazonas
  • Claudete Ruschival UFAM - Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, TEA, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Comunicação, Design

Resumo

Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características que incluem algumas anomalias nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além da manifestação de um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades, o que torna o desenvolvimento das habilidades cognitivas um grande desafio. A maioria dos adultos no espectro do autismo enfrenta desafios no cotidiano acadêmico ao adquirir e compartilhar conhecimento, devido às necessidades específicas de ensino e aprendizagem que possuem. O objetivo principal é realizar uma revisão narrativa da literatura sobre Tecnologias Assistivas (TA) que utilizam Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para aprimorar a comunicação de pessoas com TEA na vida adulta, abordando os obstáculos de interatividade social. A revisão destaca o interesse crescente na aplicação de RA e RV para melhorar a comunicação desses indivíduos, explorando seu potencial com estratégias no design de TA visando aprimorar as funcionalidades tanto em nível individual quanto social.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Pompeu, J., Araújo, V., Garavito, B., Souza, E., & Ruschival, C. (2024). O uso da Realidade Aumentada e Virtual para o desenvolvimento de Habilidade Cognitivas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Narrativa. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 11(1). Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/51694

Edição

Seção

Artigos