A GAMIFICAÇÃO NAS PRÁTICAS MULTIMODAIS DE LETRAMENTO EM SEGUNDA LÍNGUA (L2)

Authors

  • Josênia Antunes Vieira Universidade de Brasília
  • Samara de Souza Fernandes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/12395

Abstract

Este artigo tem como objetivo principal expor o papel da gamificação permeada pela multimodalidade no processo de letramento na aprendizagem de uma língua-alvo. A utilização da gamificação suscita a elaboração de situações de letramento no ensino de línguas, para fins didáticos. O procedimento metodológico inclui a análise de sites e plataformas destinadas ao ensino de uma segunda língua, para a observação dos componentes multissemióticos desses aplicativos utilizados no processo de aprendizagem, em que a gamificação esteja relacionada às práticas sociais no âmbito do letramento multimodal. Nesse processo, percebe-se como por meio da multimodalidade que a gamificação de ambientes educacionais concorre para uma aprendizagem bem-sucedida ou mais motivada. Acredita-se que esse fator é importante, pois expõe o aprendiz à fonte significativa de incentivo ao aprendizado, sobretudo no âmbito da modalidade de letramento social. O aporte teórico está fundamentado em Marcuschi (2001), Street (2014), Koch (2012), Kress (1997), Vieira (2015), Kapp (2012), Bortoni-Ricardo (2005), Hague & Payton (2016), entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Josênia Antunes Vieira, Universidade de Brasília

Josenia Antunes Vieira. Professora Titular da Universidade de Brasília, realizou pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa, (2001), CNPq. É Professora do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Desde 2005 dirige o Centro de Pesquisas em Análise do Discurso Crítica (Cepadic). Autora de vários livros, capítulos e artigos em Análise de Discurso Crítica, Multimodalidade e Letramento.

Published

2018-12-18

How to Cite

Vieira, J. A., & Fernandes, S. de S. (2018). A GAMIFICAÇÃO NAS PRÁTICAS MULTIMODAIS DE LETRAMENTO EM SEGUNDA LÍNGUA (L2). Discursos Contemporâneos Em Estudo, 3(3), 1–24. https://doi.org/10.26512/discursos.v3i3.2018/12395

Issue

Section

Articles