Critical multiliteracies thematic projects: a look upon a pedagogical instrument conceived in light of critical sociointeractional literacy in an extension project

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.39138

Keywords:

English as a Lingua Franca, Critical Literacy, Multiliteracies, Project-based pedagogy, Bakhtin Circle

Abstract

Given the globalized (KUMARAVADIVELU, 2006a, 2006b; CANAGARAJAH, 2005), hypersemiotized (FABRÍCIO, 2006) and marketed (FABRÍCIO; SANTOS, 2006; FAIRCLOUGH, 1992) nature of the contemporary world, English as a Lingua Franca (ELF) becomes a promise of agency in an imagined community (ANDERSON, 2008 [1991]). As the expansion of ELF translates into a form of globalized localism (SOUSA SANTOS, 1997), insurgent alternatives propose to reframe this language as a space/instrument for cosmopolitanism acts (SOUSA SANTOS, 1997). This article aims to investigate the contributions of a pedagogical instrument, titled Critical Multiliteracies Thematic Project (CMTP), which has been designed in light of the critical sociointeractional literacy pedagogy (TILIO, 2015, 2017, 2019), which is based on learning through multiliteracies (THE NEW LONDON GROUP, 1996), aiming at the development of citizenship. Our object of analysis, conceived in an extension project, consists of an open profile, collaboratively built by author-students, on Instagram, in response to the CMTP named @WeAreBrazilianVoices. Throughout our investigation, we aim to collect and process data generated in the profile and interpret them in light of concepts derived from the Bakhtin Circle. In broad terms, we observed that the CMTP model may contribute to a language education more ethically committed to a potential interventionist use of ELF.

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Author Biographies

Gabriel Martins, PIPGLA/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016-2020) e atual mestrando do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA - UFRJ). Atuou como professor-bolsista CAPES no Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi UFRJ) entre 2018 e 2019.  Fez parte de um projeto de iniciação científica sobre Inglês para Fins Específicos (ESP) vinculado ao IFRJ, colaborando na produção de um livro didático de inglês para defensores de direitos humanos, em parceria com a Frontline Defenders (Irlanda). Suas atividades mais recentes incluem: ensino de EAP (inglês para fins acadêmicos) no âmbito do Programa Idioma sem Fronteiras; orientação pedagógica no projeto de extensão CLAC-UFRJ (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade) (2021-presente); e produção de pesquisas em Linguística Aplicada, sob orientação do Prof. Dr. Rogério Tilio (UFRJ). Suas atuais investigações incluem pedagogia de multiletramentos, letramento(s) crítico(s) e teoria bakhtiniana, com foco voltado para o ensino de inglês como língua adicional. É membro do grupo de estudos NELLID (Núcleo de Estudos de Letramentos e Livro Didático), coordenado por Rogério Tilio. Atualmente, tem interesse em análise e produção de material didáticos, com ênfase em EAP.

Thais Sampaio, PIPGLA/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2013) e bacharelado em Letras Português/Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente, é mestranda em Linguística Aplicada na linha de pesquisa de Discurso e Letramentos do PIPGLA da UFRJ. Foi professora-bolsista CAPES do Programa Idiomas sem Fronteiras entre 2017 e 2019. Foi monitora-colaboradora no projeto de extensão Curso de Línguas Aberto à Comunidade da UFRJ entre 2017 e 2020. Em 2019, atuou como professora-assistente de Portugês como Língua Estrangeira na University of Ottawa (Canadá) pelo programa Letras Sem Fronteiras (parceria do Ministério da Educação com a Languages Canada). Foi bolsista CNPq em um projeto de iniciação científica sobre Inglês para fins específicos vinculado ao IFRJ, colaborando na produção de um livro didático de inglês para defensores de direitos humanos, em parceria com a Frontline Defenders (Irlanda). Faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Letramentos e Livros Didáticos (NELLID). Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com ênfase em multiletramentos, letramento crítico, letramentos acadêmicos e livro didático.

Rogério Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rogério Casanovas Tilio possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. É ainda Coordenador de Graduação dos cursos de Letras Anglo-germânicas na instituição. Foi coordenador de área de Inglês do PIBID (CAPES) e coordenador pedagógico de Inglês do programa Inglês sem Fronteiras (CAPES/SESu-MEC). Atuou na Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) de 2012 a 2019, como tesoureiro e vice-presidente. É autor de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multiletramentos e letramento crítico, ensino de línguas e formação de professores.

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Published

2021-11-22

How to Cite

Martins, G., Sampaio, T., & Tilio, R. (2021). Critical multiliteracies thematic projects: a look upon a pedagogical instrument conceived in light of critical sociointeractional literacy in an extension project. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(2), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.39138

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