NORMAN FAIRCLOUGH PARA ALÉM DA PERSPECTIVA DO MODELO TRIDIMENSIONAL

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DOI :

https://doi.org/10.26512/les.v24i2.44190

Mots-clés :

Discurso político, Virada argumentativa faircloughiana, Ação, Processos argumentativos, Argumentação deliberativa

Résumé

O artigo mostra três fases do trabalho de Fairclough com destaque para sua versão atual da ACD intitulada de ‘virada argumentativa’. Essa abordagem da ACD foca na deliberação, no discurso político e nas questões de argumentação que demarcam a continuidade dos avanços da teoria social do discurso para além da proposta analítica do modelo tridimensional da obra Discourse and social change (1992). O resultado mostra que há uma versão nova da ACD faircloughiana com ênfase na argumentação prática e deliberação pública no processo de tomada de decisão e ação para superação de crises políticas dentro do contexto de sociedades democráticas.

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Biographie de l'auteur-e

Karl Heinz Efken, Universidade Católica de Pernambuco

Karl Heinz Efken possui doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1986), curso de Filosofia Pura - Philosophisch-Theologische Hochschule St. Georgen/Alemanha (1979), graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1983). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco. Exerceu a função de professor gestor do American College of Brasilian Studies. Foi coordenador do curso de filosofia da Universidade Católica de Pernambuco até o ano de 2011. É avaliador do MEC/INEP de cursos de graduação em filosofia. É professor e pesquisador do curso de filosofia, do Programa de Pós-graduação stricto senso (mestrado) em Filosofia e do Programa de Pós-graduação de mestrado e doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Exerceu até maio de 2021 a função de coordenador do mestrado em Filosofia/Unicap. Até 2019, atuou como pesquisador, membro e coordenador do Comitê de Ética da Universidade Católica de Pernambuco. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão giram em torno de temas ligados à filosofia (filosofia política, filosofia da linguagem), ao pensamento de Jürgen Habermas e à educação (formação profissional, avaliação, projetos pedagógicos, inter e transdisciplinaridade), à ética (ética geral, ética do discurso, direitos humanos, justiça) e a Análise do Discurso. (Norman Fairclough, Teun Van Dijk, Ruth Wodak). 

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Publié-e

2023-12-28

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Cirne, A. O., & Efken, K. H. (2023). NORMAN FAIRCLOUGH PARA ALÉM DA PERSPECTIVA DO MODELO TRIDIMENSIONAL. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 24(2), 30–43. https://doi.org/10.26512/les.v24i2.44190