Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19815

Palavras-chave:

Ensino Desenvolvimental, Obutchénie-desenvolvimento, Obutchénie por Unidades, Educação Pública Brasileira, Educação Dialética

Resumo

O artigo discute uma concepção de “Obutchénie por Unidades” como proposição para uma didática dialética, no contexto da educação pública brasileira. Como aporte teórico o trabalho fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Didática Desenvolvimental. O texto problematiza unidades possíveis para uma obutchénie desenvolvedora, a partir de intervenções didático-formativas realizadas por pesquisadores do Gepedi. Da unidade primária “ensino-aprendizagem” (obutchénie) e da unidade obutchénie-desenvolvimento, propõem-se como fundamentos orientadores da organização didática as unidades conteúdo-forma, imitação-criação e ruptura-desenvolvimento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carvalho, M. A. A. S., Araújo, S. M. M., Ximenes, V. M., Pascual, J. G. (2010). A formação do conceito de consciência em Vygotsky e suas contribuições à psicologia. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 62(3), 13-22. Recuperado em 27 de agosto, 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v62n3/V62n3a03.pdf

Coelho, G. M. de S. (2016). A felicidade em ser docente: vozes que ressoam no campus Amíl Ferreira Sobral [projeto de pesquisa de mestrado]. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia.

Dias de Sousa, W. D. (2016). Processos de imitação-criação como constituidores da práxis pedagógica. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG.

Dias de Sousa, W. D. & Longarezi, A. M. (2017). Imitation-creation processes in teachers’ education. Научный результат. Педагогика и психология образования (Resultados Científicos: Pedagogia e Psicologia da Educação), 3(3), 10-15. Recuperado em 27 de agosto, 2018 de https://cyberleninka.ru/article/n/imitation-creation-processes-in-teachers-education

Dias de Sousa, W. D & Longarezi, A. M. (2018). Imitação-criação no processo de formação para o desenvolvimento profissional docente. Praxis Educativa, 13(1), 443-462. Recuperado em 31 de janeiro, 2018 de http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10308/6255

Engels, F. (2015). Anti-Dühring, São Paulo: Boitempo Editorial.

Fernandes, V. L. P. (2007). Uma leitura sócio-histórica da imitação no processo de ensino e aprendizagem. Anais da 30ª Reunião Anual da ANPed, Caxambu-MG.

Ferola, B. de C. (2016). Contribuições para a didática desenvolvimental no ensino médio: ações didáticas para a formação de conceitos científicos em biologia. Monografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG.

Ferola, B. de C. (2017). Sistema zankoviano de ensino e suas implicações para uma didática na perspectiva histórico-cultural no contexto educacional brasileiro [projeto de pesquisa de mestrado]. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia.

Ferreira, I. M. (2017). Aprendizagem e desenvolvimento infantil na perspectiva da didática desenvolvimental [projeto de pesquisa de doutorado]. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia.

Franco, P. J. LP. L. J. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira. (2015). Tese de doutorado. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG.

Franco, P. J. L. & Longarezi, A. M. (2011). Elementos constituintes e constituidores da formação continuada de professores: contribuições da teoria da atividade. Revista Educação e Filosofia, 25(50), 557-582.

Franco, P. J. L., Longarezi, A. M., Marco, F. F. de. (2017). Motives in brazilian school education according to the cultural historical perspective and the developmental education approach Научный результат. Педагогика и психология образования (Resultados Científicos: Pedagogia e Psicologia da Educação), 3(3), 550-559. Recuperado em 27 de agosto, 2018 de https://cyberleninka.ru/article/n/motives-in-brazilian-school-education-according-to-the-cultural-historical-perspective-and-the-developmental-education-approach

Franco, P.J. L., Longarezi, A. M., Marco, F. Fiorezi de. (2018). Fundamentos teórico-metodológicos de ações didático-formativas no contexto da docência em matemática. In: Cyrino, M. C. de C.T. Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática: desafios e perspectivas. (E-book). Brasília: SBEM, 2018. p. 177-193. (Coleção SBEM ; 10) 3,1.

Gali, M. L. C. (2018). O experimento didático na literatura em língua portuguesa e espanhola [projeto de iniciação científica]. CNPq/UFU.

Germanos, E. (2016). Contradições como força de mudança: o processo de formação continuada de professores do ensino médio enquanto potencializador da práxis transformadora à luz da teoria histórico-cultural. (2016). Tese de doutorado. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG.

Germanos, E., Souza, L. M. A., Ferola, B. C., Costa, V. P. C. (2014). Formação para docência e as contribuições da teoria histórico-cultural no contexto brasileiro. In: Atas do Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem-International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), Braga, Portugal.

Germanos, E., Souza, L. M., Costa, V. P., Ferola, B. C., Souza, C. F. (2015). Aprendizagem e desenvolvimento docente em movimento: experiências de uma formação continuada no contexto da teoria históricocultural. Anais do XII Congresso Nacional de Educação-EDUCERE, Curitiba, Paraná.

Jesus, S. F. (2018). Ensino desenvolvimental: uma intervenção didático-formativa junto a supervisores de ensino [projeto de pesquisa de doutorado]. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia.

Kopnin, P. V. (1978). A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Libâneo, J. C. (2008). Didática e epistemologia: para além do embate entre a didática e as didáticas específicas. In: Veiga, I. P.A. & D´Ávila, C. (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus Editora.

Libâneo, J. C. (2014). Didática e docência: formação e trabalho de professores da educação básica. In: Cruz, G. B. et. alii (orgs.). Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: FAPERJ/Quartet.

Longarezi, A. M. (2006). Práxis e formação de professores: aspectos relevantes para se pensar uma epistemologia da formação docente. Educação e Linguagem (Vol 1, N. 1, pp.157-175). São Paulo, São Bernardo do Campo: UMESP.

Longarezi, A. M. (2012). Didática desenvolvimental no contexto da escola pública brasileira: modos e condições para um ensino que promova o desenvolvimento [projeto de pesquisa]. Brasília, DF: CAPES, Programa Observatório da Educação, Edital 049/2012.

Longarezi, A. M. (2014). Didática desenvolvimental: intervenções pedagógico-formativas desenvolvedoras de estudantes do ensino fundamental, médio e superior [projeto de pesquisa]. Brasília, CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Longarezi, A. M. (2017a). Intervenção didático-formativa: uma proposta metodológica para pesquisas-formação numa perspectiva desenvolvimental [projeto de pesquisa]. Brasília, CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, São Paulo: USP. Pós-doutorado.

Longarezi, A. M. (2017b). Para uma didática desenvolvimental e dialética da formação-desenvolvimento do professor e do estudante no contexto da educação pública brasileira. Obuchenie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. 1(1), 187-230. Recuperado em 06 de julho, 2018 de file:///C:/Users/Andrea/Downloads/39912-169768-1-PB%20(18).pdf

Longarezi, A. M., Araujo, E. S., Ferreira, S. (2007). A psicologia histórico-cultural na formação do profissional docente. Série Estudos, 23, 65-78. Recuperado em 27 de agosto, 2018 de http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/262

Longarezi, A. M & Franco, P. J. L.. (2015). А.Н. Леонтьев: жизнь и деятельность психолога. Dubna Psychological Journal, n.1.

Longarezi I, A. M & Franco, P. J. L. (2016). A formação-desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva histórico-cultural da atividade. Revista Educativa, 19(2), 449-473. Recuperado em 27 de agosto, 2018 de file:///C:/Users/Usuario/Downloads/5406-16317-1-PB.pdf

Longarezi, A. M. & Franco, P. J.L. (2017). Atividade pedagógica na unidade significado social-sentido pessoal. In: Longarezi, A. M. & Puentes, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU.

Longarezi, A. M. & Puentes, R. V. (2017). Fundamentos psicológico-didáticos para um ensino na perspectiva histórico-cultural: a unidade dialética obutchénie-desenvolvimento. In: Longarezi, A. M. & Puentes, R. V. (Orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: Edufu.

Marra, J. B. J. (2017). Formação de formadores de professores para e por um Ensino Desenvolvimental de línguas: uma intervenção didático-formativa na educação superior em Moçambique [relatório de qualificação de doutorado]. 147f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Moura, M. O. de. (1996). A Atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, 12, 29-43. Rio Claro: UNESP.

Moura, M. O. de. (2001). Atividade de ensino como ação formadora. In: Castro, A.D.; Carvalho, A.M.P. de (org). Ensinar a ensinar ”“ didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Moura, M. O. de (Org.) (2017). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola.

Moura, M. O. de., Araujo, E. S., Souza, F. D. de, Panossian, M. L., Moretti, V. D. (2010). Atividade orientadora de ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: Moura, M. O. de. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro.

Núñez, I. B. (2009). Vygostsky, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro.

Puentes, R. V. & Longarezi, A. M. (2013). Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, 29(1), 247-271. Recuperado em 05 de fevereiro, 2013 em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n1/aop_224.pdf

Puentes, R. V. & Longarezi, A. M. (2017). A didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da psicologia histórico-cultural da atividade. In: Longarezi, A. M.; Puentes, R. V. Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU.

Rubinstein, S.L. (1973). Princípios da psicologia geral. Lisboa: Editorial Estampa.

Vigotski, L. S. (1991). Obras escogidas, tomo I. Madri: Visor e MEC.

Vigotski, L. S. El problema de la edad. (2006) In: Vygotski, L. S. Problemas de la psicología infantil. Obras Escogidas. (L. Kuper, Trad.). 2 ed. Madrid: Visor.

Vigotski, L. S. (2007). Pensamiento y habla. (A. A. González, Trad.). Buenos Aires: Colihue.

Vigotski, L. S. (2009). Imaginação e criação na Infância. (Z. Preste, Trad.). São Paulo: Ática.

Vigotski, L. S. (2010). Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Vigotski, L. S., Luria, A. R., Leontiev, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10ª edição. São Paulo: Ícone.

Souza, L. M. de A. (2016). A sociologia no ensino médio: princípios e ações didáticas orientadoras de um ensino que possibilite o desenvolvimento de adolescentes em uma perspectiva histórico-cultural. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG.

Souza, L. M. de A. (2017). Princípios didáticos para um ensino desenvolvimental da atividade [projeto de pesquisa de doutorado]. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia..

Souza, L. M. A.; Longarezi, A. M.. (2017). Principles and didactic activities of developmental education in the transitional stage. Гуманитарно-педагогические исследования. In: Humanitarian and pedagogical Research, 1(2), 16-21. Recuperado em 27 de agosto, 2018 de https://cyberleninka.ru/article/n/didactic-principles-and-methods-of-developmental-training-at-a-transitional-age

ДАВЫДОВ, Ð’.Ð’. (Davidov, V.V.) (1996).Теория развивающего обучения. (Teoria do Ensino Desenvolvimental. Moscó: ИНТОР, 544с.

ВЫГОТСКИЙ, Л.С. (Vigotski, L.S.) (1999). Исследование развития научных понятий в детском возраст. Опыт построения рабочей гипотезы (Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infancia. Experiência na construção de uma hipótese de trabalho). ВЫГОТСКИЙ, Л.С. (Vigotski, L.S.) Мышление и речь (Pensamento e Fala) Изд. 5, испр. ”” Издательство "Лабиринт", Ðœ., pp.172-274.

Downloads

Publicado

13.02.2019

Como Citar

Longarezi, A. M., & Sousa, W. D. D. de. (2019). Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Linhas Crí­ticas, 24, e19815. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19815

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.