Escola sem Partido e as discussões de gênero e sexualidade

impactos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202135543

Palavras-chave:

Sexualidade e Gênero, Neoconservadorismo, Escola sem Partido

Resumo

A investigação objetiva analisar o impacto do conservadorismo do Movimento Escola Sem Partido (MESP) na abordagem das temáticas de gênero e sexualidade dentro da política curricular da educação básica brasileira. Ancorada em análise documental, a pesquisa discute a conjuntura histórica e educacional e a conformação das ideologias do movimento nas políticas educacionais, em especial, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, o texto discorre sobre a história do programa, bem como aborda o combate às questões de gênero pautado em uma postura conservadora e sua relação com a aprovação da BNCC.

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Biografia do Autor

Marina Silveira Bonacazata Santos, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação de Professora de Ciência e Matemática (ForPCiM). E-mail: marina_bonacazata@hotmail.com

Maria Carolina Miesse, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE/CNPq). E-mail: mariamiesse@hotmail.com

Fabiana Aparecida de Carvalho, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2018), Professora Adjunta do Departamento de Biologia, Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora do Grupo de Estudos das Pedagogias do Corpo e da Sexualidade (GEPECOS/UEM). E-mail: facarvalho@uem.br

Leonardo Cordeiro de Queiroz, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE-CNPq). E-mail: leonnardoq@gmail.com

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais (GEEFE/CNPq). E-mail: vfmatias@gmail.com

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Publicado

02.07.2021

Como Citar

Silveira Bonacazata Santos, M., Miesse, M. C., de Carvalho, F. A. ., Cordeiro de Queiroz, L., & Matias de Souza, V. de F. . (2021). Escola sem Partido e as discussões de gênero e sexualidade: impactos curriculares. Linhas Crí­ticas, 27, e35543. https://doi.org/10.26512/lc27202135543

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