A meta 19 do PNE 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202136660

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Plano Nacional de Educação, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente estudo aborda a meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas presentes nas escolas de educação básica brasileiras, com objetivo de relacioná-las à participação da comunidade na gestão escolar. A pesquisa, bibliográfica e documental, foi direcionada à mediação necessária para se concretizar as ações docentes, que possuem papel indispensável para a democracia prevalecer nos espaços educativos e na sociedade. Verifica-se que o processo democrático escolar, ao pertencer ao coletivo, deve, enquanto instância social, ser assumido como tal.

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Biografia do Autor

Thiago Cianni de Lara Resende, Universidade Católica de Brasília, Brasil

Engenheiro de Computação pelo Centro Universitário de Brasília (2011). Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica. E-mail: tcianni@gmail.com

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília, Brasil

Doutora em Educação pela PUC-GO (2013). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica. E-mail: valdivina5784@hotmail.com

Josélia Soares Costa, Universidade Católica de Brasília, Brasil

Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí (2011). Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília. E-mail: joseliasohares@gmail.com

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Arquivos adicionais

Publicado

21.06.2021

Como Citar

de Lara Resende, T. C., Alves Ferreira, V., & Soares Costa, J. (2021). A meta 19 do PNE 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas. Linhas Crí­ticas, 27, e36660. https://doi.org/10.26512/lc27202136660

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