Investigação sobre atletismo de competição para jovens com síndrome de Down

Autores/as

  • Jesús Saorín Universidad Nacional de Ensino a Distancia (Uned ”“ Espanha)

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3416

Palabras clave:

Atletismo de competição;, Síndrome de Down;, Autonomia;, Qualidade de vida

Resumen

Nosso ponto de partida é o esporte de competição e, em concreto, a modalidade de Atletismo, incorporando o âmbito da Pedagogia e da Medicina como elementos chave para encontrar aqueles parâmetros de atuação que contribuam para a melhoria da autonomia, qualidade de vida e inserção sociolaboral das pessoas com síndrome de Down. Em nossa experiência de trabalho com um grupo de jovens com síndrome de Down na prática do atletismo de competição, podemos comprovar que são trabalhados os aspectos da autonomia, da autoregulação do próprio esforço ou da insistência, além da adaptação funcional, que, no nível do sistema cardiovascular, fica garantida, da mesma forma que para uma pessoa sem síndrome de Down submetida a um trabalho aeróbico. Portanto, trata-se de uma ótima contribuição, do ponto de vista da saúde da pessoa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jesús Saorín, Universidad Nacional de Ensino a Distancia (Uned ”“ Espanha)

Pós-Doutor em Pedagogia. Doutor em Pedagogia. Doutor Europeu em Pedagogia. Graduado em Pedagogia e Educação Física. Mestre em síndrome de Down. Professor do Departamento de Didáctica y Organización Escolar, Facultad de Educación, Universidad de Murcia (UMU ”“ Espanha). Professor da Universidad Nacional de Ensino a Distancia (Uned ”“ Espanha)

Citas

DODD, Karen J.; FLYNN, Mark. A systematic review of the outcomes of cardiovascular exerciseprograms for people with Down syndrome. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation,Indianapolis, IN, USA, v. 86, n. 10, p. 2.051-2.058, 2003.

LAFFERTY, Moira E. A stair-walking intervention strategy for children with Down's syndrome.Journal of Bodywork and Movement Therapies, Dublin, Ireland, v. 9, n. 1, p. 65-74, 2005.

SORESI, Salvatore; NOTA, Laura. A social skill training for persons with Down's syndrome.European Psychologist, Jena, Germany, v. 5, n. 1, p. 34-43, 2000.

SOUSA, Geida Maria Cavalcanti. Reflexões do aprender a ser pesquisador na sua dimensão afetiva.Linhas Críticas, Brasília, Brazil, v. 10, n. 19, p. 267-280, jul./dez. 2004.

SURAWY, Christina; ROBERTS, Jill; SILVER, Amy. The effect of mindfulness training on moodand measures of fatigue, activity, and quality of life in patients with chronic fatigue syndrome ona hospital. Behavioural and Cognitive Psychotherapy, London, UK, v. 33, n. 1, p. 103-110, 2005.

TORRE, Saturnino de la. Educación emocional y estilos de vida. Linhas Críticas, Brasília, Brazil,v. 10, n. 19, p. 299-318, jul./dez. 2004.

TSIMARAS, Vassilis et al. Jog-walk training in cardiorespiratory fitness of adults with Downsyndrome. Perceptual and Motor Skills, Missoula, MT, USA, v. 96, n. 32, p. 1.239-1.251, 2003.

VARELA, Ana Maria; SARDINHA, Luis Bettencount; PITETTI, Kenneth. Effects of an aerobicrowing training regimen in young adults with Down syndrome. American Journal on MentalRetardation, Wisconsin, WI, USA, v. 106, n. 2, p. 135-144, 2001.

Publicado

2008-04-30

Cómo citar

Saorín, J. (2008). Investigação sobre atletismo de competição para jovens com síndrome de Down. Linhas Críticas, 13(25), 311–316. https://doi.org/10.26512/lc.v13i25.3416

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.