A sociolinguística no ensino fundamental: resultados de uma pesquisa-ação

Authors

  • Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG
  • Lívia Arcanjo do Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG
  • Patricia Rafaela Otoni Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3628

Keywords:

Educação sociolinguística;, Dialetos sociais;, Contínuo rural-urbano

Abstract

Uma investigação em turmas de 5º e 6º anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Juiz de Fora (MG), orientada segundo princípios da Sociolinguística e desenvolvida como pesquisa-ação, demonstrou ser possível levar os alunos a construírem reflexão adequada sobre a heterogeneidade linguística, fator que os predispõe a se interessarem por adquirir os estilos monitorados de oralidade e escrita de sua língua materna. Tomando como referência a proposta de Bortoni-Ricardo (2004) de compreender a ecologia do português brasileiro como um contínuo rural-urbano, foi possível levá-los a reconhecer a diferença lingüística como fenômeno natural, através de análise contrastiva, fundamentada nas suas próprias experiências com amostras de fala das três variedades desse contínuo. Mirando-se no sentido do contínuo, começam a reconhecer o papel da escola e do trabalho com a linguagem como instrumento positivo na ampliação de sua competência linguística.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka, Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2007). Professora Adjunta 1 da Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG. Pesquisa desenvolvida com o apoio da Fapemig

Lívia Arcanjo do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG

Bolsista de iniciação científica Fapemig

Patricia Rafaela Otoni Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora ”“ MG

Bolsista de iniciação científica

References

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo:Hucitec, 2006.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística nasala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

______. Nós cheguemu na escola, e agora?:sociolinguística & educação. São Paulo:Parábola, 2005.

______. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola,2008.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002(a 1ª ed. é de 1930).

CONTOS E LENDAS DOS IRMÃOS GRIMM. Trad.: Ãside M. Bonini. São Paulo:Edigraf, 1963. v. 2 (Coleção completa).

KEMMIS, Stephen; MC TAGGART, Robin (Eds.). The Action Research Planner.Melbourne: Deakin University, 1988.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. Trad.: Marcos Bagno, Maria Martha PereiraScher, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.

LABOV, William. Can reading failure be reversed?: a linguistic approach to thequestion. In: GADSEN, V.; WAGNER, D. (Ed.). Literacy Among African-AmericanYouth.Cresskill, NJ: Hampton Press, 1995. p. 39-68.

LABOV, William; BAKER, Bettina. Linguistic component, African-American literacyand culture project. Retrieved June 28, 2002, from the William Labov Web site:htttp/ling.upenn. edu/~wlabov/FinalReport.html.

PERINI, Mário A. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2005.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Definição da política linguística no Brasil. Boletim daAbralin, Florianópolis, v. 23, p. 7-17, 1999.

WHEELER. Rebecca S.; SWORDS, Rachel. Codeswitching: tolls of language and cul-tures transform the dialectally diverse classroom. Laguage Arts, [sine loco], v. 81, n. 6,p. 471-480, july 2004.

______. Teaching English in the word. English Journal, Stony Brook University, v. 94,p. 108-112, may 2005.

______. Becoming adept at code-switching. Educational Leadership, Alexandria (VA),v. 65, n. 7, p. 54-58, april 2008.

WOLFRAM, Walt. Repercussions from the Oakland Ebonics controversy. The criticalrole of dialect awareness programs. In: ADGER, Carolyn Temple; CRISTIAN, Donna;TAYLOR, Orlando (Ed.). Making the connection: language and academic achievementamong African American students. Mchenry, IL: Delta Systems, 1999. p. 61-80.

ZÉ DA LUZ. Ai! Se sesse!... In: O sertão em carne e osso. 4. ed. João Pessoa: Acauã, 1988,p. 155. (Prefácio de José Lins do Rego. Apreciação crítica de Manuel Bandeira).

ZÉ DA LUZ. Voz do coração. In: O sertão em carne e osso. 4. ed. João Pessoa: Acauã,1988, p. 135. (Prefácio de José Lins do Rego. Apreciação crítica de Manuel Bandeira).

Published

2011-04-10

How to Cite

Cyranka, L. F. de M., Nascimento, L. A. do, & Ribeiro, P. R. O. (2011). A sociolinguística no ensino fundamental: resultados de uma pesquisa-ação. Linhas Críticas, 16(31), 361–376. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3628

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.