Desenho Universal para Aprendizagem na práxis de professores de Matemática no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202245296

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação básica, Matemática, Prática docente

Resumo

O estudo aborda a temática da formação de professores e do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), analisando o conhecimento de professores sobre educação especial, educação inclusiva e DUA, bem como se, nos relatos, há indícios do DUA. A pesquisa é qualitativa e interpretativa, ao analisar questionário sobre as temáticas indicadas. Foram selecionados para o estudo 11 participantes, professores de Matemática, e verificou-se que a maioria desconhece a abordagem do DUA, que, por ser considerada recente, é pouco difundida em formações docentes que tratam da inclusão escolar. Mesmo assim, é possível observar indícios do DUA nos relatos das práticas dos participantes.

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Biografia do Autor

Andrea Lannes Muzzio, Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil

Mestra em Educação - Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (2022). Professora da Prefeitura Municipal de Curitiba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens – GEPETeL. E-mail: andlannes@gmail.com

Adriana Rinaldi Cassano, Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil

Mestra em Educação - Teoria e Prática de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (2022). Professora da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens – GEPETeL. E-mail: adriana.rinaldi83@gmail.com

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2012). Professor da UFPR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens – GEPETeL. E-mail: artgoes@ufpr.br

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Publicado

13.12.2022

Como Citar

Muzzio, A. L., Cassano, A. R., & Góes, A. R. T. (2022). Desenho Universal para Aprendizagem na práxis de professores de Matemática no Paraná. Linhas Crí­ticas, 28. https://doi.org/10.26512/lc28202245296

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