Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle

Autores

  • Cristina Madeira Coelho Universidade de Brasília
  • Patrícia Neves Raposo Universidade de Brasília
  • Eduardo Xavier da Silva Universidade de Brasília
  • Ana Caroline Freitas de Almeida Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3735

Palavras-chave:

Subjetividade, Acessibilidade, Inclusão

Resumo

Uma experiência de trabalho pedagógico é utilizada para descrição da construção de acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA para pessoas com deficiência visual. Três aspectos são priorizados: descrição textual das imagens e tabelas; organização das informações; configuração específica do editor de textos do MOODLE para utilização de softwares leitores de tela. Concluímos indicando que o valor da experiência educacional, tanto em seu aspecto inclusivo quanto no uso de tecnologias na educação, está nos desafios que nos permitiram fazer avançar nossa compreensão sobre a relação sujeito/ensino-aprendizagem/conhecimento em novas formas de vivências educacionais.

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Biografia do Autor

Cristina Madeira Coelho, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Publicação recente: Linguagem, Fala e Audição nos Processos de Aprendizagem: desafios e estratégias. (InMITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen Villela Rosa. Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldades e deficiência. Campinas: Editora Alínea, 2011, p. 153-174).

Patrícia Neves Raposo, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Publicação recente: Desenvolvimento de estratégias para o ensino de Química a alunos com deficiência visual (In: SALLES, Paulo Sérgio Bretas de Almeida; GAUCHE, Ricardo (orgs.) Educação Científica, Inclusão Social e Acessibilidade. Goiânia: Cânone Editorial, 2011, p. 127-154), em co-autoria com MÓL, Gerson de Souza; PIRES, Rejane Ferreira Machado.

Eduardo Xavier da Silva, Universidade de Brasília

Odontólogo e especialista em Educação a Distância pela UnB. E-mail: exavier28@gmail.com

Ana Caroline Freitas de Almeida, Universidade de Brasília

Pedagoga e especialista em Desenvolvimento Psicológico e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília. Professora em turma inclusiva do 1º ano do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.  

Referências

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Publicado

13.12.2011

Como Citar

Coelho, C. M., Raposo, P. N., Silva, E. X. da, & Almeida, A. C. F. de. (2011). Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle. Linhas Crí­ticas, 17(33), 327–348. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3735

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial Inclusiva

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