Sobre um psicanalista na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.37368

Resumo

A publicação desta coletânea, com artigos elaborados por pesquisadoras e pesquisadores brasileiros orientados pelo professor Leandro de Lajonquière no período de 2016-2020, tem duplo propósito: compartilhar seus ensinamentos e prestar homenagem por ocasião do seu sexagésimo aniversário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001). Pesquisadora Colaboradora do PPGE/FE/UnB, na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Ecologia Humana. E-mail: almeida@unb.br

Referências

Lajonquière, L. (1993). De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens: A (psico) pedagogia entre o conhecimento e o saber (15ª ed.). Vozes.

Lajonquière, L. (1999). Infância e Ilusão (Psico) Pedagógica: Escritos de Psicanálise e educação. Vozes.

Lajonquière, L. (2010). Figuras do infantil: a psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Vozes.

Lajonquière, L. (2013). De Piaget a Freud: para uma clínica do aprender. Vozes.

Lajonquière, L. (2019). Quando o sonho cessa e a ilusão psicopedagógica nos invade, a escola entra em crise. Notas comparativas Argentina, Brasil, França. ETD - Educação Temática Digital, 21(2), 297–315. https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651506

Rosado, J., & Pessoa, M. (orgs.). (2021). As abelhas não fazem fofoca: estudos psicanalíticos no campo da educação. Instituto Langage.

Publicado

02.07.2021

Como Citar

Marques Zanforlin Pires de Almeida, I. M. (2021). Sobre um psicanalista na educação. Linhas Crí­ticas, 27, e37368. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.37368