O uso do ponto na escrita e na leitura de números

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138156

Palavras-chave:

Números escritos, Teoremas em ação, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo revelamos teoremas em ação mobilizados por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental em atividades relacionadas à escrita de números com algarismos e à leitura destes na forma corrente. Os dados que compõem parte da Engenharia Didática foram analisados considerando aspectos da Teoria dos Campos Conceituais e da Teoria das Situações. Os resultados indicam: que as fases adidáticas de ação, formulação e validação permearam a aplicação das atividades quando, por exemplo, as crianças elaboraram as estratégias para resolver os cálculos propostos; a mobilização de diferentes teoremas em ação, principalmente os ligados ao uso do ponto para facilitar a leitura e a organização do número.

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Biografia do Autor

Sheila Denize Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do grupo MANCALA. E-mail: sheila.guimaraes@ufms.br

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Publicado

30.08.2021

Como Citar

Guimarães, S. D. (2021). O uso do ponto na escrita e na leitura de números. Linhas Crí­ticas, 27, e38156. https://doi.org/10.26512/lc27202138156

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