Posicionamentos discursivos sobre a educação domiciliar no Brasil em postagens do Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202138943

Palavras-chave:

Educação domiciliar, Discurso, Twitter, Políticas educacionais

Resumo

O estudo analisa posicionamentos discursivos acerca da educação domiciliar no Brasil em postagens do Twitter, no intuito de investigar quais relações de saber-poder são mobilizadas na constituição desses discursos. Para tanto, toma como aporte teórico as investigações de Foucault (2010) acerca do discurso, enunciado e formação discursiva. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As relações de saber-poder estão em conformidade com os modos como se enuncia sobre a educação domiciliar, a saber: revolta em relação ao homeschooling, constatação dos impactos na profissão docente e defesa dessa modalidade educacional.

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Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Membro do grupo de pesquisa Discurso com Foucault (Dis.com.fou). E-mail: francisco.vieiras@ufersa.edu.br

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Publicado

14.09.2021

Como Citar

Silva, F. V. da. (2021). Posicionamentos discursivos sobre a educação domiciliar no Brasil em postagens do Twitter. Linhas Crí­ticas, 27, e38943. https://doi.org/10.26512/lc27202138943

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