Juventude, educação e trabalho decente: a construção de uma agenda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4789

Palavras-chave:

Juventude, Educação, Trabalho, Trabalho decente, Políticas públicas

Resumo

Nas duas últimas décadas ampliaram-se as ações públicas destinadas aos jovens no Brasil. Considerando a recente elaboração da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude (ANTDJ), este artigo discute algumas tendências na tematização da relação entre juventude e trabalho, dadas a presença e a centralidade desse tema para parcela significativa da juventude brasileira. A partir da análise de documentos e da participação das autoras durante o processo de elaboração da referida Agenda, busca-se refletir sobre os avanços e os limites das políticas públicas para a juventude no país, especialmente considerando o lugar da escola e do trabalho nas múltiplas trajetórias juvenis em direção ao mundo adulto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carla Corrochano, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Socióloga, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação. Atua nas seguintes áreas: sociologia da educação, sociologia da juventude e sociologia do trabalho e da vida econômica. Seus temas de pesquisa mais recentes são: juventude, educação e mundo do trabalho.

Laís Wendel Abramo, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Chile

Doutora em Ciências Sociais, Diretora de Desenvolvimento Social. Temas de pesquisa: trabalho, gênero, políticas públicas.

Referências

ABRAMO, H. W. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania; Fundação Perseu Abramo, 2005.

BRASIL. Agenda Nacional de Trabalho Decente. Brasília: MTE, 2006.

______. Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente. Brasília: MTE, 2010.

______. Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. Brasília: MTE, 2011.

CARDOSO, A. C. M. Os trabalhadores e suas vivências cotidianas: dos tempos de trabalho e de não-trabalho. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 72, p. 101-117, 2010.

CASTRO, J.; AQUINO, L.; ANDRADE, C. (Orgs.). Juventude e políticas sociais no Brasil. Brasília: Ipea, 2009.

CONJUVE ”“ CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE. Política Nacional de Juventude: diretrizes e perspectivas. São Paulo: Conselho Nacional de Juventude; Fundação Friedrich Ebert, 2006.

CORROCHANO, M. C. O trabalho e a sua ausência: narrativas juvenis na metrópole. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2012.

______. Jovens trabalhadores: expectativas de acesso ao ensino superior. Avaliação, v. 18, n. 1, p. 23-44, 2015.

CORROCHANO, M. C.; FREITAS, M. V. Juventude e trabalho: experiências e percepções. Brasília: SNJ, 2015.

CORROCHANO, M. C.; NASCIMENTO, E. Jovens, sindicato e trabalho no setor do telemarketing. São Paulo: Ação Educativa, 2007.

CORSEUIL, C. H. et al. A rotatividade dos jovens no mercado de trabalho formal brasileiro. In: CORSEUIL, C. H.; BOTELHO, R. U. (Orgs.). Desafios à trajetória profissional dos jovens brasileiros. Rio de Janeiro: Ipea, 2014.

CORTI, A. P.; SOUZA, R. Que ensino médio queremos? 1. ed. São Paulo: Ação Educativa, 2008.

COSTA, J. S. M.; OLIVEIRA, L. F. B. Perfil educacional dos jovens: atraso e fluxo escolar. In: CORSEUIL, C. H.; BOTELHO, R. U. (Orgs.). Desafios à trajetória profissional dos jovens brasileiros. Rio de Janeiro: Ipea, 2014.

DAYRELL, J. et. al. A exclusão de jovens de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas. Belo Horizonte: Observatório da Juventude da UFMG, 2014. Disponível em: <http://observatoriodajuventude.ufmg.br/publication>. Acesso em: 5 abr. 2015.

DIEESE ”“ DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÃSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. A situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000. São Paulo: Dieese, 2012.

DUBAR, C. La construction sociale de l ´insertion professionnelle en France. In: ROULLEAU-BERGER, L.; GAUTHIER, M. (Eds.). Les jeunes et l’emploi. Paris: Editions de l’Aube, 2001.

DUBET, F. Des jeunes et des sociologies: les cas français. Sociologie et Sociétés, v. 28, n. 1, p. 23-35, 1996.

FERREIRA, V. S.; NUNES, C. Para lá da escola: transições para a idade adulta na Europa. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 18, n. 3, p. 169-206, 2014.

GONZALEZ, R. Políticas de emprego para jovens: entrar no mercado de trabalho é a saída? Rio de Janeiro: Ipea, 2009.

GUIMARÃES, N. A. Trabalho: uma categoria-chave no imaginário juvenil? In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania; Fundação Perseu Abramo, 2005.

______. Trajetórias juvenis, um novo nicho em meio à expansão das oportunidades de trabalho? In: Macambira, J.; Andrade, F. (Orgs.). Trabalho e formação profissional: juventudes em transição. Fortaleza: IDT, Uece, BNB, 2013.

HASENBALG, C. A transição da escola ao mercado de trabalho. In: HASENBALG, C.; SILVA, N. V. Origens e destinos: desigualdades sociais ao longo da vida. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.

HEILBORN, M. L.; CABRAL, C. S. Parentalidade juvenil: transição condensada para a vida adulta. In: CAMARANO, A. A. (Org.). Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição? Rio de Janeiro: Ipea, 2006.

HIRATA, H.; KERGOAT, D. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 595-609, 2007.

IPEA ”“ Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; SNJ ”“ SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE. Inserção dos jovens no mercado de trabalho: evolução e determinantes. Boletim Juventude Informa, Brasília, ano 1, p. 1-22, 2014.

LADA, E. Quand les marges deviennent centre: mise au travail, jeunesses populaires et rapports sociaux (de sexe) dans le secteur public et associatif. 2005. Thèse (Doctorat en Sociologie) ”“ Université de Versailles, Saint-Quentin-en-Yvelines, 2005.

LEITE, E. Juventude e trabalho: criando chances, construindo cidadania. In: FREITAS, M. V.; PAPA, F. (Orgs.). Políticas públicas: juventude em pauta. São Paulo: Cortez; Ação Educativa; Fundação Friedrich Ebert, 2003.

LEVI, G.; SCHMITT, J. C. (Orgs.). História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

LIMA, J. C. Outras sociologias do trabalho: flexibilidades, emoções, mobilidades. São Carlos: EdUFScar, 2013.

MADEIRA, F. A improvisação na concepção de programas sociais: muitas convicções, poucas constatações ”“ o caso do primeiro emprego. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 78-94, 2004.

MELUCCI, A. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5-6, p. 5-14, 1997.

OIT ”“ ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Trabalho decente y juventude: América Latina. Lima: OIT, 2007.

PAIS, J. M. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. Porto: Âmbar, 2001.

PAPA, F.; FREITAS, M. V. (Orgs.). Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2012.

RUA, M. G. As políticas públicas e a juventude nos anos 90. In: BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Jovens acontecendo na trilha das políticas públicas. Brasília: MPO, 1998.

SPOSITO, M. P.; GALVÃO, I. A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência. Revista Perspectiva, v. 22, n. 2, p. 345-380, dez. 2004.

______; ______. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania; Fundação Perseu Abramo, 2005.

______; ______. (Orgs.). Espaços públicos e tempos juvenis: um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo: Global, 2007.

SPOSITO, M. P.; SOUZA, R. Desafios da reflexão sociológica para análise do ensino médio no Brasil. In: KRAWCZYK, N. (Org.). Sociologia do ensino médio: crítica ao economicismo na política educacional. São Paulo: Cortez, 2014.

TARTUCE, G. L. Jovens na transição escola-trabalho: tensões e intenções. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2010.

Downloads

Publicado

25.10.2016

Como Citar

Corrochano, M. C., & Abramo, L. W. (2016). Juventude, educação e trabalho decente: a construção de uma agenda. Linhas Crí­ticas, 22(47), 110–129. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4789

Edição

Seção

Dossiê 2016 - Juventude, Educação e Trabalho

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.