Aportes para análise das políticas de ações afirmativas na UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5056

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Cultura do reconhecimento

Resumo

O artigo desenvolve a categoria Cultura do Reconhecimento como aporte teórico para analisar as transformações produzidas pelas ações afirmativas nas universidades brasileiras. Realizaram-se revisão bibliográfica e observações participantes na UFRGS. O trabalho se apoia na noção de habitus de Pierre Bourdieu, na teoria do reconhecimento de Axel Honneth e na produção de Nancy Fraser acerca da paridade participativa. As ações afirmativas podem promover uma cultura do reconhecimento nas instituições? Conclui-se que foram dados os primeiros passos para a materialização da cultura do reconhecimento e, por outro lado, propõe-se um conjunto de ações para desenvolvê-la de forma mais plena.

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Biografia do Autor

Gregório Durlo Grisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação (UFRGS) e Pós-Doutorando em Sociologia (UFRGS). Bolsista do CNPq de Pós-Doutorado Júnior. Membro do Grupo de Estudos sobre a Universidade (GEU).

Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação, Professor da Faculdade de Educação da UFRGS e do Porgrama de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa Inovação e Avaliação na Universidade (INOVAVAL).

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Publicado

05.09.2017

Como Citar

Grisa, G. D., & Zitkoski, J. J. (2017). Aportes para análise das políticas de ações afirmativas na UFRGS. Linhas Crí­ticas, 23(50), 70–87. https://doi.org/10.26512/lc.v23i50.5056

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