A escuta das crianças por meio de suas brincadeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350573

Palavras-chave:

Escuta das crianças, Brincadeira, Educação Infantil, Grupo de pares

Resumo

Com recursos interpretativos de que dispõem, crianças revelam o que sabem e criam significações com seus pares. Buscou-se, então, escutar um grupo de sete crianças de 5 anos sobre um tema que faz parte de suas vivências cotidianas – a família. Por meio da observação de brincadeiras instadas, videogravadas e analisadas qualitativamente pela pesquisadora no contexto da educação infantil, as crianças revelam ser protagonistas de suas microculturas: criam personagens e tecem relações circunscritas a um cenário de família. Portanto, escutar crianças é permitir que manifestem afetos, interesses, discordâncias, conflitos e propostas, tomando-os como indícios de suas compreensões e concepções.

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Biografia do Autor

Renata Maynart, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Professora Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano. E-mail: renata.maynart@cedu.ufal.br

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997). Professora titular da Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano. E-mail: lenirahaddad@gmail.com

 

Maria Isabel Pedrosa, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1989). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora do Laboratório de Interação Social Humana (LabInt) do Departamento de Psicologia da UFPE. E-mail: maria.cpedrosa@ufpe.br

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

Maynart, R., Haddad, L., & Pedrosa, M. I. (2023). A escuta das crianças por meio de suas brincadeiras. Linhas Crí­ticas, 29, e50573. https://doi.org/10.26512/lc29202350573

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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