Proxêmica das experiências infantis do brincar arriscado em equipamento específico de lazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350794

Palavras-chave:

Criança, Brincadeira, Infraestrutura de Educação Física

Resumo

Proxêmica estuda a relação entre corpos e o espaço circundante. Nós a adotamos como modelo teórico-metodológico de pesquisa para observação participante em territórios de brincar arriscado. Para tanto, realizamos um estudo de campo em parques infantis. A partir do referencial mobilizado, identificamos que as crianças se auto-organizam e, de forma relacional, constroem padrões de aproximação corporal que refletem seus interesses na relação intergeracional ou entre pares. Frente a isto, encontramos na proxemia infantil uma possibilidade privilegiada de escuta e de desvelamento da participação das crianças, enfatizando como elas organizam a relação com o outro e com o território do brincar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giuliano Gomes Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos do Lazer. E-mail: ggapimentel@uem.br

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007). Professor Associado III do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres. E-mail: andremellovix@gmail.com

Referências

Agamben, G. (2005). Infância e história: a destruição da experiência e origem da história. Editora UFMG.

Barbosa, R. F. M., Martins, R. L. D. R., & Mello, A. da S. (2017). Brincadeiras lúdico-agressivas: tensões e possibilidades no cotidiano na educação infantil. Movimento, 23(1), 159-170. https://doi.org/10.22456/1982-8918.65259

Bowlby, J. (1989). Uma base segura: aplicações clínicas da teoria do apego. Martins Fontes.

Brussoni, M., Gibbons, R., Gray, C., Ishikawa, T., Sandseter, E. B. H., Bienenstock, A., & Tremblay, M. S. (2015). What is the relationship between risky outdoor play and health in children? A systematic review. International journal of environmental research and public health, 12(6), 6423-6454. https://doi.org/10.3390/ijerph120606423

Certeau, M. de. (1995). A cultura no plural. Papirus.

Certeau, M. de. (2014). A invenção do cotidiano: artes de fazer. Vozes.

Corsaro, W. A. (2009). Reprodução interpretativa e cultura de pares. Em F. Muller, & A. M. A. Carvalho (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças (pp. 31-50). Cortez.

Corsaro, W. A. (2011). Sociologia da infância. Artmed.

Fiaes, C. S., Marques, R. de L., Cotrim, G. S., & Bichara, I. D. (2010). Gênero e brincadeira em parquinhos públicos de Salvador (BA). Interação em Psicologia, 14(1), 31-41. http://doi.org/10.5380/psi.v14i1.13465

Freire, J. B. (2022). Prefácio. Em F. Finardi, & C. Ulasowicz (Orgs.). Aprendendo práticas corporais de aventura na educação física: da escola à universidade (pp. 15-17). CRV.

Gomes, C. F., Carvalho, E. L. S. F., & Rohleder, L. S. (2021). Tato e proxêmica: uma reflexão sobre a corporeidade que nos hospeda em tempos de pandemia. Revista Hospitalidade, 18(1), 186-200. https://revhosp.org/hospitalidade/article/view/973/pdf

Hall, E. T. (2005). A dimensão oculta. Martins Fontes.

Lindón, A. (2011). Cotidianidades territorializadas entre la proxemia y la diastemia: Ritmos espacio-temporales em un contexto de aceleración. Educación Física y Ciencia, 13, 15-34. https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFyCv13a02/2082

Magnani, J. G. C. (2000). Quando o campo é a cidade: fazendo antropologia na metrópole. Em J. G. C. Magnani, & L. de L. Torres (Orgs.). Na Metrópole: textos de Antropologia Urbana (pp. 15-53). Edusp – FAPESP.

Magnani, J. G. C. (2003). Festa no Pedaço: cultura popular e lazer na cidade. Editora Unesp/Hucitec.

Magnani, J. G. C. (2018). Do mito de origem aos arranjos desestabilizadores. Em J. G. C. Magnani, & E. Spaggiari (Orgs.). Lazer, de perto e de dentro: uma abordagem antropológica (pp. 13-34). Edições SESC São Paulo.

Mello, A. da S., Trindade, L. H., Galvão, E. R., Pimentel, G. G. A. (2021b). O brincar e a criança em tratamento oncológico: relações para além da dimensão terapêutica. Licere, 24, 97-119. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34867

Mello, M. B. C. de, Lopes, J. J. M., & Lima, M. F. C. (2021a). Por que rimos das crianças? Linhas Críticas, 27, e35191. https://doi.org/10.26512/lc27202135191

Nunes, L. F., & Santil, F. L. de P. (2020). A segregação socioespacial gerada pela produção do espaço habitacional na cidade de Maringá/PR. Geografia em Atos, 3(18), 78-100. https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i18.6980

Parlebas, P. (2014). Praxiología motriz y fenómeno deportivo en el siglo XXI. Acción Motriz, 13(1), 7-20. https://www.accionmotriz.com/index.php/accionmotriz/article/view/73/69

Sandseter, E. B. H., Kleppe, R., & Sando, O. J. (2021). The prevalence of risky play in young children’s indoor and outdoor free play. Early Childhood Education Journal, 49(2), 303-312. https://doi.org/10.1007/s10643-020-01074-0

Santos, M. (2004). A natureza do espaço: técnica, razão e emoção. Editora da Universidade de São Paulo.

Silva Junior, A., Pimentel, G. G. A., & Thomassim, L. E. C. (2021). Oferta de programações esportivas e a participação de crianças: análise de distintos territórios do Paraná. Em R. J. Sonoda-Nunes, A. G. M. G. Pires, A. P. S. Silva Júnior, D. R. Gruppi, I. P. B. Rinaldi, L. E. C. Thomassim, & M. A. F. Freitas Júnior (Orgs.). Políticas públicas para o esporte e o lazer no Paraná: gestão, programas e memória (pp. 123-143). Editora UEPG.

Publicado

28.11.2023

Como Citar

Pimentel, G. G. de A., & Mello, A. da S. (2023). Proxêmica das experiências infantis do brincar arriscado em equipamento específico de lazer. Linhas Crí­ticas, 29, e50794. https://doi.org/10.26512/lc29202350794

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.