“Ser estudiante” en la enseñanza superior

aspectos valorativos de la experiencia en la perspectiva de los alumnos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32512

Palabras clave:

Pedagogía universitaria, Percepción de los estudiantes, Didáctica de la educación superior, Compromiso académico

Resumen

El presente estudio tuvo como objetivo analizar las percepciones de los estudiantes sobre los aspectos positivos y negativos de la experiencia académica en la enseñanza superior. Para esto, aplicamos un cuestionario virtual abierto y obtuvimos 305 respuestas de estudiantes universitarios. Los resultados más relevantes indicaron la satisfacción que sienten los estudiantes al percibir su propio desarrollo (31.5% de los participantes); y las dificultades que enfrentan con la actuación didáctica de los profesores universitarios (36,4%). Estos resultados refuerzan la necesidad de políticas institucionales y practicas pedagógicas que incrementen el curriculum de los cursos al fin de superar obstáculos al compromiso académico de los estudiantes.

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Biografía del autor/a

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Pedagogo. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua no Programa de Pós - Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES). Membro do GT 4 -Didática da ANPEd. E-mail: leonardorolimsevero@gmail.com

Gabriela da Nóbrega Carreiro, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Doutoranda na linha Processos de Ensino e Aprendizagem no Programa de Pós-graduação em Educação ”“ PPGE da UFPB. Mestra em Educação pelo PPGE/UFPB, graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UFPB e Bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Ágora (Grupo de pesquisa em filosofia e psicologia da educação). E-mail: gncarreiro@gmail.com

Maristela Silva de Morais, Colégio GEO, Brasil

Pedagoga. Mestre em Educação pelo PPGE/UFPE na linha Teoria e História da Educação. Atua como Professora convidada no Programa de Pós-graduação da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE e como Coordenadora Pedagógica na rede privada de ensino. E-mail: estelaprof.morais@gmail.com

Camila de Lourdes Cavalcanti Paiva, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Mestranda na Linha Processos de Ensino e Aprendizagem no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFPB. Especialista em Produção de Material Didático e Formação de Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos pela UFPB. Licenciada em Pedagogia pela UFPB e Bacharel em Fonoaudiologia pela UNIPÊ. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos (GEPPEEJA). E-mail: camilapaiva@hotmail.com

Ravi Cajú Duré, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFPB); Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN); Mestre em Educação (PPGE/UFPB); e doutorando na linha Processos de Ensino e Aprendizagem pelo PPGE/UFPB. Vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental (GPEBioMa-UFPB), trabalhando e pesquisando nas áreas de Didática das Ciências e Formação Docente. E-mail: ravicdure@gmail.com

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Publicado

2020-09-02

Cómo citar

Rolim de Lima Severo, J. L. ., da Nóbrega Carreiro, G., Silva de Morais, M., Cavalcanti Paiva, C. de L., & Cajú Duré, R. (2020). “Ser estudiante” en la enseñanza superior: aspectos valorativos de la experiencia en la perspectiva de los alumnos . Linhas Críticas, 26, 32512. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32512

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