Luís Antônio de Oliveira Mendes e seu Discurso Acadêmico

um estudo sobre o tráfico de escravos parcialmente silenciado

Auteurs-es

  • Sérgio Luiz de Godoy Universidade Estadual de Maringá

Mots-clés :

Academias científicas;, Antiescravismo;, Tráfico de escravos

Résumé

p aling="justify">O objetivo desse artigo é analisar o Discurso acadêmico de Luís Antônio de Oliveira Mendes, trabalho apresentado à Academia Real de Ciências de Lisboa em 1793. Seu texto trata da situação do tráfico de escravos naquele momento e busca as causas para a questão da mortandade dos escravos recém-introduzidos no Brasil, além de propor métodos para evitar essa mesma mortandade. Busquei compreender como a questão do tráfico de escravos ”“ questionado desde o início do século XVIII ”“ pôde ser compreendida por um membro de uma sociedade que havia muito encarava tal questão com naturalidade e dela dependia para sua própria existência. Realizei a pesquisa, portanto, com a intenção de contribuir para a história das idéias e das instituições. A partir de análise documental e discussões historiográficas, tentei identificar: os métodos que legitimam seu estudo; até que ponto Oliveira Mendes sintonizava com as tendências ilustradas de seu século; se há ou não antiescravismo em sua abordagem e, caso haja, quais são suas motivações; se o estudo do autor foi objeto de censura como a existência de duas versões distintas para o mesmo, publicadas no mesmo ano, sugere.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sérgio Luiz de Godoy, Universidade Estadual de Maringá

Aluno do segundo período do curso de graduação em História (Licenciatura) da Universidade Estadual de
Maringá; o presente artigo é resultado de um projeto de iniciação científica (PIC-UEM) realizado entre os anos
de 2010 e 2011 sob orientação do Prof. “Orientador” (DHI-UEM).

Références

ACADEMIA REAL DE CIÊNCIAS DE LISBOA. Historia e memórias da Real Academia das Sciencias de Lisboa. Tomo quinto. Parte um. Lisboa: Tipografia da Academia Real de Ciências de Lisboa, 1817.

CAPELA, José. Prefácio. In: MENDES, Luis Antonio de Oliveira. Memória a respeito dos escravos e tráfico da escravatura entre a costa d’África e o Brazil: apresentada à Real Academia de Ciências de Lisboa, 1793. Porto: Publicações Escorpião, 1977.

CAVALCANTE, Berenice. Os “letrados” da sociedade colonial: as academias e a cultura do Iluminismo no final do século XVIII. Acervo, Rio de Janeiro, v. 8, nº 1-2, p. 53-66, jan/dez 1995.

COSTA E SILVA, Alberto da. A “Memória histórica sobre os costumes particulares dos povos africanos, com relação privativa ao Reino da Guiné, e nele com respeito ao rei de Daomé”, de Luis Antonio de Oliveira Mendes. Afro-Ásia, v. 28, p. 253-294, 2002.

COUTINHO, J.J. da Cunha de Azeredo. Obras econômicas de J.J. da Cunha de Azeredo Coutinho, 1966.

GOULD, Philip. Barbaric traffic: commerce and antislavery in the eighteenth-century atlantic world. Londres: Harvard University Press, 2003.

HOLANDA, Sergio Buarque de. Apresentação. In: COUTINHO, J.J. da Cunha de Azeredo. Obras econômicas de J.J. da Cunha de Azeredo Coutinho, 1966.

LIMA, Péricles Pedrosa. Homens de ciência a serviço da coroa: os intelectuais do Brasil na Academia Real de Ciências de Lisboa: 1779/1822. 2009. 251 f. (Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/handle/10451/514> Acesso em: 20 jun. 2011.

MARQUESE, Rafael de Bivar. Feitores do corpo, missionários da mente: senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas (1660-1860). São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

_______________________________. Memória a respeito dos escravos e tráfico da escravatura entre a costa d’África e o Brazil: apresentada à Real Academia de Ciências de Lisboa, 1793. Porto: Publicações Escorpião, 1977.

MENDES, Luís Antônio de Oliveira. Discurso acadêmico ao programa (...) In: Memórias económicas da Academia Real das Sciências de Lisboa. Tomo IV. Lisboa: Tipografia da Academia, 1812. Disponível em: <http://books.google.com/books?id=nJ4EAAAAQAAJ&dq=Memorias+economicas+da+Academia+real+das+sciencias+de+Lisboa+1812&source=gbs_navlinks_s> Acesso em: 12 fev. 2011.

________________________________. Discurso acadêmico ao programa... (versão alternativa) In: Memórias económicas da Academia Real das Sciências de Lisboa. Tomo IV. Lisboa: Tipografia da Academia, 1812. Disponível em: <http://books.google.com/books?id=31lJAAAAYAAJ&dq=memorias+economicas+academia+real+lisboa+1812&source=gbs_navlinks_s> Acesso em: 3 mar . 2011.

ODA, Ana Maria Galdini Raimundo. O banzo e outros males: o páthos dos negros escravos na Memória de Oliveira Mendes. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., X, 2, 346-361, 2007.

SILVA, Inocêncio Francisco da. Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brasil. Tomo Quinto. Lisboa: Imprensa Nacional, 1860.

ZOREK, Bruno de Macedo. Oliveira Mendes: pensamento e trajetória de um intelectual luso-brasileiro no ambiente ilustrado português. 2004. 204 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História) -
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2012-06-27

Comment citer

Godoy, S. L. de. (2012). Luís Antônio de Oliveira Mendes e seu Discurso Acadêmico: um estudo sobre o tráfico de escravos parcialmente silenciado. Noctua, (5). Consulté à l’adresse https://www.periodicos.unb.br/index.php/noctua/article/view/6697

Numéro

Rubrique

Artigos