NOVA CHAMADA - NÚMERO TEMÁTICO "MIGRAÇÕES E ESPAÇO URBANO. HABITAR, CIRCULAR E CONVIVER NA CIDADE: FRONTEIRAS, TENSÕES E RESISTÊNCIAS""

2023-02-03

Pessoas coordenadoras: 

María Victoria Perissinotti (IDACOR, CONICET-UNC, Argentina)

Miguel Pérez (Universidad Diego Portales/COES, Chile)

Denise Zenklusen (CIT Rafaela, CONICET-UNRaf, Argentina)

Carolina Ramírez (Universidad Católica Silva Henríquez/COES, Chile)

 

Prazo de envío: 30 de abril 2024.

 

Há alguns anos, a relação entre migração e acesso à cidade tem ganhado um dinamismo interessante no campo dos estudos migratórios latino-americanos. Um amplo conjunto de pesquisas empíricas vem documentado e refletindo criticamente sobre as múltiplas dificuldades que as pessoas migrantes enfrentam no acesso ao espaço urbano, no cenário de novas formas de pobreza e segregação centradas em trajetórias laborais caracterizadas pela informalidade e precariedade. Entre outros aspectos, estes estudos têm examinado a emergência de novas práticas residenciais das pessoas migrantes, seus usos do espaço, as formas de convivência que despliega, assim como a aparição de fronteiras (materiais e simbólicas) que muitas vezes traz consigo sua chegada às cidades. Da mesma forma, essas investigações tem explorado as várias formas de luta e resistência que os e as migrantes realizam em suas vidas cotidianas para enfrentar essas dificuldades; ou seja, as múltiplas estratégias que utilizam para conquistar seu “direito à cidade” em contextos de desigualdade. Nessa linha, esses estudos têm mostrado a crescente participação e protagonismo migrante na construção das cidades latino-americanas contemporâneas e na construção de novas cidadanias e formas de pertencimento.

Com base no anterior, esta chamada convida a refletir, a partir de várias perspectivas teóricas e abordagens metodológicas, sobre a presença migrante nas cidades da América Latina. Algumas questões que norteiam esta proposta são: como vivem as pessoas migrantes nas cidades latino-americanas contemporâneas? Como gerenciam a sustentabilidade das suas vidas? Como eles acessam o espaço urbano? Como e para onde se movem? Quais são as dificuldades para fazê-lo? Como se organizam para resistir às fronteiras urbanas cotidianas? Como se articulam o acesso ao espaço urbano e novas formas de cidadania?

Serão recebidos trabalhos que se inscrevam nos seguintes eixos analíticos:

  • Dificuldades e estratégias migratórias (individuais e coletivas) para a circulação cotidiana e acesso à cidade
  • Produção social do habitat, cidadania e direito à cidade
  • A vida cotidiana e o habitar migrante nas cidades
  • Dinâmicas e processos migratórios em cidades intermédias ou pequenas
  • Fronteiras urbanas: tensões e resistências
  • Migração e contextos de convívio na cidade

Prazo de envío: 30 de abril 2024.