O acesso dos imigrantes ao ensino regular

Autores

  • Tadeu Oliveira
  • Leonardo Cavalcanti
  • Luiz Fernado da Costa

Palavras-chave:

Acesso à educação, Novos fluxos migratórios, Migração internacional], Brasil

Resumo

Com este capítulo, o OBMigra inaugura uma nova linha de investigação voltada ao acesso aos serviços públicos por parte da população imigrante. Não obstante
os avanços trazidos pela nova Lei de Migração - Lei 13.445, de 2017, sobretudo na acolhida dos fluxos migratórios, o acesso pleno desses coletivos aos serviços de educação, saúde e assistência social ainda não está completamente assegurado,
o que impõe a necessidade de estudos que permitam apreender essa dimensão da inserção dos imigrantes à sociedade brasileira. Assim, o presente capítulo irá apresentar um estudo exploratório sobre o acesso aos mais diferentes níveis de instrução, utilizando como fonte de dados os Censos Escolar, do Nível Superior e
do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, conduzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ”“ INEP. Essa primeira abordagem, possibilitou alcançar achados interessantes, entre esses o acesso de imigrantes que chegaram ao país na corrente migratória denominada novos
fluxos.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Oliveira, T., Cavalcanti, L. ., & da Costa, L. F. . (2020). O acesso dos imigrantes ao ensino regular. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 4(2), 200–234. Recuperado de https://www.periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/34881