A gestão ambiental apoiada por indicadores de cumprimento das normas ambientais: a visão dos diferentes segmentos sociais

Autores

  • Maria do Carmo Bezerra Universidade de Brasília - UnB
  • Silvia Cappelli

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12101

Palavras-chave:

Indicadores ambientais, Gestão ambiental, Política ambiental

Resumo

O tema indicadores de aplicação e cumprimento da norma ambiental vem despertando cada vez mais interesse dos gestores públicos em suas ações de avaliar a eficácia das normas de proteção ao meio ambiente. É um grande desafio e função das dificuldades geradas pela inexistência de precedentes, escassa bibliografia e, em especial, da farta legislação ambiental e a distribuição de competências para legislar entre todos os entes da federação brasileira.
O presente trabalho parte de um estudo mais amplo que definiu indicadores para os recursos naturais de água, ar e vegetação, e utilizou a metodologia denominada Enforcement and Compliance Incators ”“ ECE, desenvolvida pela Rede Internacional para Aplicação e Cumprimento da Normal Ambiental ”“ INECE, explicitada no documento INECE-OECDW Workshop on Environmental Compliance and Enforcerment Indicators: Mesasuring What Matters. Destaca um dos aspectos relevantes na definição de indicadores, a percepção dos diferentes segmentos sociais sobre sua importância de sua definição e implementação.
Consolida a consulta realizada no âmbito do CONAMA ”“ Conselho Nacional do Meio Ambiente, em 2004, sobre adoção da metodologia e confirma a ideia inicial sobre a necessidade de ordenamento das informações de gestão ambiental, de forma estruturada e com possibilidade de acompanhamento temporal para que se constituam em um instrumento efetivo da retro-alimentação das políticas públicas e do cumprimento das normas ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Bezerra, Universidade de Brasília - UnB

Arquiteta, doutora pela Universidade de São Paulo. Diretora executiva do Programa Brasília Sustentável em gestão ambiental urbana. Coordenadora da Agenda 21 Brasileira 2000-2002, e Coordenadora do Zoneamento Econômico-Ecológico, 2002.

Silvia Cappelli

Advogada e promotora de justiça. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Procuradora de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

Bezerra, M. do C., & Cappelli, S. (2007). A gestão ambiental apoiada por indicadores de cumprimento das normas ambientais: a visão dos diferentes segmentos sociais. Paranoá, 3(4), 15–30. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12101

Edição

Seção

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.