Potencialidades da infraestrutura verde para um habitar sistêmico no meio urbano de Alta Floresta - MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.09

Palavras-chave:

infraestrutura verde; habitar sistêmico; paisagem urbana; corredores verdes; desenvolvimento sustentável.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apropriar-se das potencialidades da infraestrutura verde (I.V.) como meio de planejar e gerir a cidade para um habitar sistêmico, considerando-a uma ferramenta essencial para a sustentabilidade territorial. Para tal, o trabalho aborda os papéis sociais e ecológicos das áreas verdes citadinas, com o intuito de promover qualidade de vida e garantir o equilíbrio dos sistemas naturais urbanos. Ressalta as inter-relações antrópicas e ambientais para a inclusão permanente do homem em seu habitat urbano e como metodologia, propõe a delimitação de estruturas ecológicas para a criação de uma rede de corredores verdes, a fim de qualificar a potencialidade de inserção de paisagens de alta performance no município de Alta Floresta (MT).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Marba, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta e Urbanista formada pela PUCCAMP em 2007, especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (Reabilita) em 2020, desenvolve, desde a graduação, projetos de arquitetura de baixo impacto ambiental e tecnologias sociais sustentáveis em residências, empreendimentos e comunidades. Conselheira do COMDEMA de Alta Floresta, MT e sócia-fundadora da Associação Guadalupe Agroecológica em Alta Floresta, MT.

Rodrigo Studart Corrêa, Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Faculdade UnB Planaltina (FUP) da Universidade de Brasília (UnB). Docente do Curso de pós graduação lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (Reabilita), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Universidade de Brasília (UnB).

Referências

BENEDICT, M; McMahon, E (2006) Green Infrastructure. Linking Landscapes and

Communities, Island Press, London

BONZI, R. S. Emerald Necklace: infraestrutura urbana projetada como paisagem. LABVERDE. São Paulo: FAUUSP, n. 9, dez. 2014, p. 106-127.

CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: Uma Nova Compreensão Científica dos Sistemas Vivos. 9ª ed. Trad. Newton Roberval Eichemberg.. São Paulo, SP: Editora Pensamento - Cultrix Ltda, 2004.

FERREIRA, J. C., & Machado, J. (2010). Infra-estruturas verdes para um futuro urbano sustentável. O contributo da estrutura ecológica e dos corredores verdes. Revista LABVERDE (1), 69-90.

FREITAS, J. (2017). Construindo para a (Bio)Diversidade: o planejamento ecológico da paisagem urbana. Paisagem E Ambiente, (40), 89-103.

HERBST, H. The importance of wasteland as urban wildlife areas ”“ with particular reference to the cities Leipzig and Birmingham. 2001, 161p. Tese (Doutorado em Ciências Naturais) ”“ Faculdade de Física e Geografia, Universidade de Leipzig, 2001

METZGER, J.P. O que é ecologia das paisagens? Revista Biota Neotrópica, 1 (1/2): 1”9. Campinas, 2001.

RIBEIRO, M. E. J. Infraestrutura verde, uma estratégia de conexão entre pessoas e lugares: por um planejamento urbano ecológico para Goiânia. 2010. Tese (Doutorado) ”“ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Uniersidade de São Paulo, São Paulo.

SANCHES, P. M. De áreas degradadas a espaços vegetados: potencialidades de áreas vazias, abandonadas e subutilizadas como parte da infra-estrutura verde urbana. 2011. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SILVA, L. B. D. D. BATISTA, L. A. D. S.; SILGUEIRO, V. D. F.; BUTTURI, W.; SANTOS, B. D.C.D.Uso de imagens obtidas por drone para o mapeamento da cobertura florestal na área urbana de Alta Floresta MT In: VII Seminário de Biodiversidade e Agroecossistemas

Amazônicos: Biodiversidade e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta nos Agroecossistemas Amazônicos, 7ª. (SEBAAM), 2019, Alta Floresta/MT.

TOPANOTTI, V.P. Plano Urbanístico de Alta Floresta - MT: Contradições do planejamento urbano autoritário. 2016. Dissertação (Doutorado em Urbanismo) ”“ Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

14-05-2021

Como Citar

Latuf Marba, P., & Studart Corrêa, R. . (2021). Potencialidades da infraestrutura verde para um habitar sistêmico no meio urbano de Alta Floresta - MT. Paranoá, 14(30). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n30.2021.09

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.